Confira o que abre e o que fecha em Goiânia neste feriado

Confira o que abre e o que fecha em Goiânia neste feriado

A Prefeitura de Goiânia manterá os serviços essenciais à população, na terça-feira, 15, feriado de Proclamação da República. Em decorrência da data, o prefeito Rogério Cruz decretou ponto facultativo na segunda-feira 14, seguindo, nos órgãos públicos, a mesma programação para o feriado.

Serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguirão pela capital. Munícipes podem solicitar serviços de manutenção e limpeza urbana pela Central de Atendimento (62) 3524-8500/3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Veja como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal:

Atende Fácil

As unidades de atendimento do Atende Fácil estarão fechadas na segunda-feira, 14, em decorrência do ponto facultativo, e terça-feira, 15. O atendimento normal será retomado na quarta-feira (16/11).

Saúde

A vacinação de rotina segue no Ciams Urias Magalhães (Rua Guajajaras, quadra 28A, Setor Urias Magalhães), das 08h às 17h, e Centro Municipal de Vacinação (Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico Teixeira), das 08h às 17h.

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão, e poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de Saúde mais próxima.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 14 unidades que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco; ou seja, com prioridade às situações mais graves.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Comurg

Mesmo com capacidade reduzida em decorrência do feriado, os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguem pela capital. Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção.

Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8500/3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Guarda Municipal

Funcionamento normal. Em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM, pelo telefone 153.

Fiscalização Ambiental

O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

Assistência Social

Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia em busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389.

A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O feriado, nem o ponto facultativo, não alterarão o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Parque Zoológico e Mutirama

Em decorrência do funcionamento, a partir de quarta-feira, 16, no Zoológico, e de quinta-feira, para o Mutirama, o ponto facultativo, de segunda-feira, 14, bem como o feriado, na terça-feira, 15, não alteram o funcionamento dos parques.

CMTC

Na terça-feira, 15, as linhas operarão com planilha horária, de sábado e domingo. O dia conta, também, com frota extra, caso necessária, de 54 ônibus, sendo 27 para o 1º turno – 05h30 às 13h30 e para o 2º turno – 13h30 às 20h30, outros 27 ônibus.

No ponto facultativo, na segunda-feira, 14, todas as linhas da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC) operarão com planilhas horárias de dia útil. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) orienta os passageiros que utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás tem menor taxa de desemprego em 11 anos

No terceiro trimestre de 2024, o desemprego em Goiás atingiu a menor taxa (5,1%) dos últimos 11 anos, ficando abaixo da média nacional (6,4%) e se aproximando dos índices observados em economias avançadas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômica (OCDE), cuja taxa média foi de 5%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nesta sexta-feira, 22.

Desemprego

Conforme validado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), na comparação entre o terceiro e o segundo trimestre de 2024, o número de desempregados diminuiu 0,47%, consolidando Goiás como estado referência na recuperação econômica.

Quando comparado o terceiro trimestre de 2024, com o mesmo período do ano anterior, o estado apresentou ainda um crescimento de 2,1% no total de trabalhadores empregados, chegando a 3,8 milhões de goianos ocupados.

A taxa de informalidade também registrou queda no período, com uma redução de 1,1% no número de trabalhadores informais, totalizando 1,4 milhão de pessoas.

“Equilíbrio das contas públicas e custo mais baixo de investimento são os diferenciais de Goiás. Nossa fórmula para o sucesso também se ancora na infraestrutura moderna e no pilar segurança pública, que reduz os custos das empresas com seguros, segurança privada e perdas financeiras”, afirma o governador Ronaldo Caiado

“O cenário positivo no mercado de trabalho goiano é muito importante para a nossa economia. Hoje, além de oferecer segurança e liberdade para o empresário investir, contratar e gerar renda, Goiás estimula o cidadão a se capacitar e buscar as melhores oportunidades”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

A indústria geral goiana também registrou variação positiva de 17,4%, com 483 mil pessoas ocupadas no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 72 mil em relação ao segundo trimestre do ano.

“O resultado reafirma o compromisso de Goiás em criar um ambiente favorável para investimentos, impulsionar a geração de empregos e consolidar nossa posição como um dos principais polos industriais do país”, reitera o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Sobre a PNAD Contínua

A pesquisa visa acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país.

Tem como unidade de investigação o domicílio e foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, em caráter definitivo, em todo o território nacional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp