Confira o que abre e o que fecha em Goiânia no feriado prolongado de Carnaval

Confira o que abre e o que fecha em Goiânia no feriado prolongado de Carnaval

A Prefeitura de Goiânia decretou, em razão do feriado prolongado de Carnaval, ponto facultativo de segunda-feira, 20,  até às 14h de quarta-feira, 22. De acordo com o documento, os serviços essenciais não param, e serão prestados à população em regime de plantão.

Os atendimentos de urgência e emergência na Saúde, ações de fiscalização e atenção às mulheres vítimas de violência seguem normalmente. Serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguirão pela capital.

Para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos, os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Veja como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal:

Atende Fácil

As unidades do Atende Fácil funcionarão na segunda-feira (20/02) até meio dia, na terça-feira (21/02) estão fechadas, e na quarta-feira (22/02) o atendimento será a partir das 14h.

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 16 unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves.

Atualizações sobre testagem, além de informações a respeito das campanhas de vacinação contra a Covid-19 e Influenza, podem ser acompanhadas pelo site www.goiania.go.gov.br.

Durante o período do Carnaval, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará o Centro Municipal de Vacinação (CMV), localizado na Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, no Setor Pedro Ludovico, e o Ciams Urias Magalhães, localizado na Rua Guajajara com a Rua Carijós, no Setor Urias Magalhães, para aplicação dos imunizantes contra a Covid-19, Inlfuenza e a vacinação de rotina. No local, que atenderá normalmente neste período, o horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O feriado não altera o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Fiscalização Ambiental

O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

Guarda Municipal

Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153.

Comurg

Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala. Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção.

Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 35248555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Lazer

Os parques Mutirama e Zoológico seguem cronograma normal de funcionamento.

Parque Mutirama
O horário do Mutirama permanece inalterado no sábado,18  e domingo,19, com o funcionando das 10h às 16h. De segunda-feira, 20, a quarta-feira, 22, o parque de diversões estará fechado. A entrada e utilização de todos os brinquedos em operação são gratuitas.

Zoológico

O Zoológico de Goiânia não sofrerá alteração em seus dias e horários de funcionamento. A unidade de lazer abre de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h. Os ingressos podem ser comprados apenas na bilheteria do local até às 16h. O espaço passa por adequações, que não afetam a funcionalidade.

Clubes do Povo

Os Clubes do Povo da Vila Finsocial, na Região Noroeste e o do Rio Jordão, estarão fechados para a população, funcionando apenas para manutenções externas. As atividades do programa “Vida Ativa” voltam na quinta-feira (23/02), a partir das 14h. Já no Clube do Povo Morada Nova, as atividades funcionam até sábado (18/02), no período matutino. As inscrições do programa são limitadas e continuam abertas para jovens, adultos e idosos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação Dejavu cumpre 46 medidas judiciais por receptação

Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), deflagrou, nesta terça-feira, 19, a Operação Dejavu para cumprir 18 mandados de prisão temporária e 28 de busca e apreensão em Goiânia, Goianira, São Paulo, Santo André/SP, Rio de Janeiro/RJ e Niterói/RJ.

Vinte pessoas são investigadas por manterem vínculo em organização criminosa visando receptação, para comércio, de componentes veiculares roubados e ocultação de patrimônio.

Operação Dejavu

Com articulação em São Paulo e Rio de Janeiro, lojista goiano do ramo de peças usou dados de laranja para abertura de empresa, movimentou valores diretamente na conta de terceiros e promoveu compra e venda de peças que sabia serem de veículos roubados e furtados.

Com passagens anteriores na PCGO, tratou de alterar a forma de trabalho criminoso, deixando de ter loja física para atuar apenas com galpões. Assim, comprava as cargas de carros totalmente desmanchados (carros furtados/roubados) do estado de São Paulo e depois as revendia para outros lojistas.

Em dado momento das negociatas chegou a pedir marcas e modelos específicos, bem como reclamar da falta de determinados itens (módulos, braços de capo, multimídia) e do fato de ter pago por carro que na lista encaminhada pelo WhatsApp era automático, mas que quando descarregou era manual.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo e Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos