Confira o que abre e o que fecha em Goiás no feriado

Nesta sexta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, os bancos, Correios e repartições públicas terão alteração no funcionamento e devem permanecer fechados em Goiás. Já os shoppings, supermercados e Vapt Vupts terão horários especiais. Confira:

Correios

Os Correios informam que não haverá expediente em suas agências. As unidades retomam o atendimento normal na segunda-feira (15). Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas por meio da Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC) que estará funcionando no feriado, de 8 às 20 horas, nos seguintes números: 3003-0100 – capitais e regiões metropolitanas / 0800 725 7282 – demais localidades

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira (12). Os canais alternativos de atendimento bancário, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking, poderão ser utilizados normalmente. Carnês e contas de água, energia, telefone, entre outros, que tiverem data de vencimento para este dia sem funcionamento bancário poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo. Tributos federais, estaduais ou municipais, normalmente, já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.

Vapt-Vupt

As unidades do Vapt-Vupt funcionarão em horários especiais durante a semana do feriado de Nossa Senhora Aparecida (Dia das Crianças). A Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (SEGPLAN) definiu os horários de funcionamento durante a semana. Sexta-feira (12/10) – feriado nacional – Nossa Senhora Aparecida, nenhuma unidade funcionará. No sábado (13/10) as unidades Vapt Vupt que atendem em regime de plantão, funcionarão em horários especiais (das 7h às 12h ou das 7h às 13h ou das 8h às 13h). Confira abaixo o detalhamento. Sábado (13/10): As unidades fixas e padrão da capital e do interior que funcionam 12 horas diárias (segunda a sexta-feira), atenderão em regime de escala, em meio período no sábado, serão três horários para as seguintes unidades:

  • Unidades da Capital

Das 7h às 12h

Unidades Fixas: Central do Servidor, Campinas, Mangalô, Praça da Bíblia, Shoppings   Araguaia e Lozandes;

Unidades Padrão: DETRAN e IPASGO

Das 7h às 13h

Unidades Padrão SCTI – TELEATENDIMENTO;

Das 8h às 13h

Unidades fixas:  Shopping Buena Vista, Shopping Cerrado, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Portal Shopping;

  • Unidades do interior

Das 7h às 12h –  Águas Lindas, Anápolis (Anápolis Sul), Garavelo (Aparecida de Goiânia), Goianésia, Itumbiara, Trindade-Centro, Rio Verde, Senador Canedo, Palmeiras de Goiás e Novo Gama;

Das 8h às 13h – Anápolis (Anashopping), Valparaíso de Goiás, Trindade Maysa e Aparecida de Goiânia: Shoppings Buriti e Aparecida Shopping;

Unidades que fecham no dia 12, e retomam o atendimento normal na segunda-feira, dia 15 de outubro, em horário normal:

  • Goiânia

Unidade Fixa: Assembleia;

Unidades Padrão: SEFAZ, Gespre, Goiasprev, Juceg-Vapt Vupt Empresarial, Secima-Vapt Vupt Ambiental e Procon;

  • Interior

Alexânia, Alvorada do Norte, Anicuns, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus, Buriti Alegre, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goiatuba, Goianira, Itaberaí, Itapuranga, Iporá, Ipameri, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Itapuranga, Jataí, Jaraguá, Luziânia, Minaçu, Morrinhos, Mozarlândia, Mineiros, Nerópolis, Paraúna, Planaltina, Porangatu, Posse, Pires do Rio, Piracanjuba, Pirenópolis, Quirinópolis, São Miguel do Araguaia, Santo Antônio do Descoberto, Santa Helena, Rialma e Rubiataba. Todas as unidades voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (15/10).

Obs: A Superintendência de Gestão do Vapt Vupt informa que a unidade de Itauçu não prestará atendimento ao público no dia 11/10/2018 em função de aniversário do município. Assim, voltará a funcionar normalmente somente na segunda-feira, dia 15/10/2018.

Saúde

Hemocentro Estadual Dr. Nion Albernaz: abre normalmente na quinta-feira (11), das 7 às 17 horas, e pede à população que antecipe as doações de sangue em virtude do feriado prolongado. A unidade não funcionará no dia  12 de outubro (feriado). Retornará o funcionamento normal na segunda-feira (15).

Banco de Sangue do Hugol: não fará captações na sexta-feira. Porém no sábado (13), a coleta de sangue acontecerá normalmente, das 7 às 12 horas.

Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás: funcionará em regime de plantão para atender os casos de urgências de transplantes de órgãos. A Central mantém um telefone de plantão, o (62) 3201-6722, para os profissionais de saúde acionar a equipe de captação para viabilizar a doação de órgãos.

Centro de Informação Toxicológica:  mesmo durante o feriado permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa para profissionais de saúde e público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

Rede de urgências e emergências

Os hospitais da Secretaria do Estado da Saúde que fazem parte de rede de urgências (HUGO, HUGOL, HURSO, HUAPA, HMI, MNSL, Huana (Anápolis) e Hutrin (Trindade) funcionarão em regime de plantão para atender os casos de emergência). As unidades Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), Hospital Estadual de Jaraguá Sandino de Amorim (HEJA) e Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) funcionarão em regime de plantão para atender os pacientes internados.

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) terá atendimento normal de urgência e emergência durante o feriado. A farmácia ambulatorial e o setor administrativo ficarão fechados, voltando ao atendimento normal na segunda feira.

A Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás também funcionará em regime de plantão para atender os casos de urgências de transplantes de órgãos. A Central mantém um telefone de plantão, o (62) 3201-6722, para os profissionais de saúde acionar a equipe de captação para viabilizar a doação de órgãos. O Centro de Informação Toxicológica mesmo durante o feriado permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa para profissionais de saúde e público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

A Central Estadual de Medicamentos Juarez Barbosa (Cemac) não funcionará no feriado. Retornará o funcionamento normal no dia 15/10/2018, segunda – feira. O CREDEQ Jamil Issy não terá funcionamento administrativo e ambulatorial. O atendimento aos pacientes internados acontecerá em regime de plantão. O Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) funcionará normalmente no atendimento aos pacientes que moram no HDS. O ambulatório de curativos para feridas crônicas estará aberto ao longo do feriado.

Transporte

Transporte Público

Durante o feriado, nesta sexta-feira (12), a frota de ônibus da Rede Municipal de Transporte Público, em Goiânia, seguirá a planilha de funcionamento de domingo.  Sábado e domingo os ônibus funcionarão de acordo com as planilhas de circulação normal para finais de semana. Para mais informações a população pode entrar em contato com a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) através dos telefones: 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e Whatsapp (62) 9 9943-1620.

Aeroporto Santa Genoveva

Funcionará normalmente durante o feriado.

Terminal Rodoviário de Goiânia

Funcionará normalmente durante o feriado.

Shopping

Araguaia Shopping

Lojas e quiosques estarão abertos das 08h30 às 20h30. A área de alimentação e lazer de 10h às 22h30.

Banana Shopping

Lojas e quiosques estarão fechados. A praça de alimentação e o cinema funcionarão de 11h às 22h.

Buriti Shopping

Todo o shopping funcionará de 10h às 22h.

Shopping Bouganville

As lojas funcionarão de 14h às 20h. Praça de alimentação e cinema de 12h às 22h.

Buena Vista Shopping

As lojas funcionarão de 9h às 15h enquanto a praça de alimentação funcionará de 11h às 22h.

Goiânia Shopping

Funcionará em horário normal. As lojas estarão abertas de 10h às 22h. As áreas de alimentação e lazer funcionarão de 10h às 22:30.

Flamboyant

Funcionará em horário normal. As lojas estarão abertas de 10h às 22h. As áreas de alimentação e lazer funcionarão de 10h às 22:30.

Passeio das Águas Shopping

Funcionará em horário normal. As lojas estarão abertas de 10h às 22h. As áreas de alimentação e lazer funcionarão de 10h às 22:30.

Shopping Estação Goiânia

As lojas estarão abertas de 9h às 19h e a praça de alimentação de 10h às 22h.

Portal Shopping

Todo o shopping funcionará de 10h às 22h.

Portal Sul Shopping

Todo o shopping funcionará de 10h às 22h.

Shopping Cerrado

Todo o shopping funcionará de 10h às 22h.

América Shopping

Supermercado Store e lojas de alimentação funcionarão de 8h e 21h.

Plaza D’Oro Shopping

As lojas funcionarão de 10h às 22h. As áreas de alimentação e kids vão funcionar de 11h-22h.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem baleada por PRF na véspera de Natal tem estado de saúde atualizado

Jovem Baleada por PRF na Véspera de Natal: Estado de Saúde Atualizado

O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes atualizou o estado de saúde de Juliana Leite Rangel, baleada por um PRF na véspera de natal. Em entrevista ao Globonews, o médico Maurício Mansur, responsável pelos cuidados com a vítima, informou que o caso é “extremamente grave” e que ela está “estável”.

“É importante lembrar que se trata de um caso grave e que, neste momento, não é possível falar sobre sequelas ou qualquer outra consequência. Estamos, na verdade, focados em um tratamento para salvar a vida dela.”, disse o médico.

A jovem está em coma induzido no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital, no Rio de Janeiro. Segundo a equipe médica, o tiro pegou de raspão próximo à orelha esquerda, o que causou lesões no crânio da vítima e grande perda de sangue.

O médico também informou que a família de Juliana solicitou a transferência da paciente para um hospital particular, mas o pedido foi negado por ele devido a riscos à saúde dela.

Entenda o caso

De acordo com relatos, a jovem estava em um veículo quando os agentes da Polícia Rodoviária Federal realizaram a abordagem. A vítima estava indo passar a véspera de natal com a família em Niterói e estava acompanha da mãe, do pai e do irmão mais novo. Além dela, o pai também foi baleado de raspão no dedo.

“Olhei pelo retrovisor, vi o carro da polícia e até dei seta para eles passarem, mas eles não ultrapassaram. Aí começaram a atirar, e falei para os meus filhos deitarem no assoalho do carro. Eu também me abaixei, sem enxergar nada à frente, e fui tentando encostar. O primeiro tiro acertou nela. Quando paramos, pedi para o meu filho descer do carro, então olhei para Juliana: ela estava desacordada, toda ensanguentada, tinha perdido muito sangue. Eles chegaram atirando como se eu fosse um bandido. Foram mais de 30 tiros”, falou o pai da jovem.

Uma investigação foi aberta pelo Ministério Público Federal e o caso foi condenado pelo superintendente da PRF no Rio de Janeiro, Vitor Almada, que relatou que os agentes se aproximaram do veículo após ouvirem tiros e deduziram que vinha do veículo, descobrindo depois que havia cometido um grave erro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp