Confira o registro da primeira noite do ‘Terceiro Turno da Saúde’

O objetivo do programa é desafogar as demandas e realizar cerca de 98 mil atendimentos

Programa ‘Terceiro Turno da Saúde” regista oito cirurgias no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), na primeira noite de atendimento. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde, que contabilizou, além das oito cirurgias, 68 consultas e 36 exames na noite da última segunda-feira (23). Com o terceiro turno, deve-se haver a expansão da oferta para procedimentos eletivos em 11 hospitais estaduais, realizando atendimentos como exames, consultas e cirurgias também no horário das 18h às 23h, de segunda-feira a sexta e durante o sábado.

O objetivo do programa é desafogar as demandas e realizar cerca de 98 mil atendimentos. São destinados na primeira etapa R$ 36 milhões para a realização desses procedimentos, chegando ao todo em cerca de R$ 100 milhões.

Além do HGG, o programa conta com a participação do Centro Estadual de Reabilitação Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). Mais nove hospitais estaduais estarão inclusos a partir do dia 30 deste mês para iniciar os atendimentos no programa Terceiro Turno da Saúde.

Lista de outros Hospitais inclusos no Programa Terceiro Turno da Saúde

Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI)
Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Dr.Caio Louzada (HUAPA)
Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr.Albanir Faleiros Machado (HURSO)
Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA)
Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT)
Hospital Estadual de Urgência de Trindade Walda Ferreira dos Santos (HUTRIN)
Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ)
Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS)
Hospital Estadual de Jaraguá Sandino de Amorin (HEJA)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp