Press "Enter" to skip to content

Em pesquisa Datafolha, Lula amplia vantagem apontada pela IBOPE

Última atualização 22/08/2018 | 12:31

Pesquisa Datafolha para Presidência da República divulgada nesta quarta-feira (22) levantou a intenção de voto de 8.433 eleitores em 313 municípios com dois cenários com candidatos diferentes do PT – o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro cenário e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad no segundo.

 

Cenário com Lula

Cenário com Lula como candidato à Presidência da República. / Infográfico: Jornal Folha de S. Paulo.

Cenário com Haddad

Com a impugnação da Procuradoria Geral da República quanto à candidatura de Lula, visto que o ex-presidente está preso em Curitiba por ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex do Guarujá e por esta razão inelegível pela Lei da Ficha Limpa, o Partido dos Trabalhadores trabalha com a hipótese de colocar Fernando a Haddad – vice da chapa de Lula – para disputar à Presidência.

O caso está sendo analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso e será decidido pelo TSE depois de ouvir a defesa de Lula, a favor do registro da candidatura.

Em razão desse quadro jurídico, o Datafolha pesquisou outro cenário, com Fernando Haddad. Nesse cenário, o resultado seria:

Cenário com Fernando Haddad substituindo Lula como candidato à Presidência da República. / Infográfico: Jornal Folha de S. Paulo.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”. É o primeiro levantamento do Datafolha realizado depois dos registros das candidaturas na Justiça Eleitoral. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de agosto e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e registrada no TSE com protocolo nº BR 04023/2018.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O índice classificatório de 0% significa que o candidato não atingiu 1%.