Confira os campeões de 2024 no futebol mundial: Real Madrid, Espanha e Argentina brilharam no ano!

Relembre os campeões de 2024 no futebol mundial

O ano novo se aproxima, e a retrospectiva de 2024 para muitas seleções e clubes ao redor do planeta inclui conquistas históricas. O ano que se encerra nesta terça-feira ficará marcado por títulos inéditos, a manutenção de algumas hegemonias e o reencontro de equipes com a glória.

Na esfera das seleções, os grandes destaques foram as conquistas da Espanha na Eurocopa e da Argentina na Copa América, no meio do ano. Entre os clubes, quem brilhou foi o Real Madrid, que faturou a Champions League mais uma vez, além do Mundial de Clubes (repaginado como Copa Intercontinental), o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha e a Supercopa da Europa.

O ano de 2024 teve entre as competições marcantes a Euro 2024, que voltou a ser realizada em apenas uma sede, após a edição comemorativa de 2021. E o torneio também teve um retorno de uma campeã mundial ao protagonismo: a Espanha não só conquistou seu quarto título continental, como brilhou em uma campanha de muita regularidade.

Enquanto a Eurocopa recolocou a Espanha no mapa das principais seleções do mundo, a Copa América consolidou a Argentina como a grande força da América do Sul. A equipe de Lionel Scaloni fez jus ao favoritismo que tinha e faturou o bicampeonato continental, depois de triunfar na Copa do Mundo de 2022.

Entre os clubes, o campeão europeu foi o Real Madrid. A equipe espanhola conquistou sua 15ª Champions League depois de uma campanha de altos e baixos, mas com momentos de superação na fase de mata-mata. Vini Jr, que marcou mais um gol em final europeia, foi eleito o melhor jogador da competição após ser fundamental na conquista.

O último grande título do futebol mundial em 2024 também foi faturado pelo Real Madrid, já na temporada europeia 2024/25. A conquista na Champions deu vaga para o time espanhol na Copa Intercontinental, reformulação da edição anual do Mundial de Clubes da Fifa. No ano em que o representante europeu voltou a jogar apenas uma partida, entrando direto na final, o Real bateu o Pachuca, do México, que eliminou o Botafogo, campeão da Libertadores, nas semifinais.

Apesar de encerrar o ano tentando superar uma crise marcante, o Manchester City também teve um momento histórico de glória em 2024. O time de Pep Guardiola faturou um inédito tetracampeonato na Premier League, chegando a um total de seis conquistas nos últimos sete anos na principal liga do planeta. Para isso, o City precisou somar 91 pontos e superar uma grande campanha do Arsenal, que fechou a temporada 2023/24 com 89 pontos na liga. Haaland foi o artilheiro com 27 gols marcados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp