Confira shows e eventos que acontecem neste fim de semana em Goiânia

Confira shows e eventos que acontece neste fim de semana em Goiânia

Shows, espetáculos teatrais e um festival de cinema movimentam Goiânia durante este feriado da Padroeira da capital, 24, e o fim de semana. A partir disso, o Jornal Diário do Estado (DE) selecionou alguns desses eventos imperdíveis para você curtir. Confira abaixo os detalhes de quando, onde e a que horas:

Espetáculo teatral “O Dia da Caça” 

A Prefeitura de Goiânia promove o espetáculo teatral “O Dia da Caça” no Parque Mutirama e no Zoológico neste fim de semana. A peça será apresentada em diferentes horários e locais, com o objetivo de promover conscientização ambiental e lazer. O projeto é fruto de uma emenda parlamentar e conta a história do sumiço e morte de animais, buscando sensibilizar o público sobre a preservação da natureza. A iniciativa é valorizada pelo chefe de gabinete da Agetul, Guilherme Graus, que destaca a importância da união entre arte e consciência ambiental.

A peça será apresentada no Parque Mutirama na sexta-feira, 24, e domingo, 26, às 11h, e no Zoológico no sábado, 25, às 10h

Pecuária de Goiânia

A 77ª edição da Pecuária de Goiânia 2024 está acontecendo até o dia 26 de maio. O destaque do final de semana é o show da Launa Prado e Victor e Leo.

O evento está sendo realizado no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, localizado no Setor Nova Vila, em Goiânia. Os ingressos para cada dia de show podem ser adquiridos através do site IngressoSA.com

Favera 2024

Entre os dias 24 a 26 de maio, o Conjunto Vera Cruz, em Goiânia, será palco do Festival de Cinema, Formação Audiovisual e Cultural (Favera 2024), um evento que envolve cinema, formação audiovisual e cultura. A programação é grátis e inclui prêmios, exposições, encontros de cineclubes, encontros entre artistas e o público, além de uma batalha de rimas feminina entre estados.

Show do Zé Ramalho

O renomado cantor Zé Ramalho se apresentará na Arena Muliplace, em Goiânia neste sábado, 25, com a abertura do local programada para às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 120, através da plataforma Bilheteria Digital.

Cidade Rock

Os sons africanos, do nordeste e da música popular brasileira serão destaque no Cidade Rock, que acontecerá no Martim Cererê neste sábado. A programação inclui cinco shows e uma apresentação de danças urbanas à noite, além de palestras para crianças e mulheres durante o dia. A entrada é gratuita, basta doar 1kg de alimento não perecível. O evento terá início às 9h30.

A segunda edição do Cidade Rock em 2024 terá início às 19h, com os shows de Mundhumano, Pedro Constantino, Brunê, Rheuter e Corpo Petricor.

Projeto Te Encontro no Esparta apresenta os solos “Inspira” e “Mágoas” 

No sábado, 25 , o projeto Te Encontro no Esparta, da Cia Corpo na Contramão, apresenta dois solos que exploram como a pandemia interferiu em nossas vidas e mudou nossos valores. “Inspira”, com Thaísa Santoth, e “Mágoas”, com Luís Rick, serão apresentados em duas sessões, às 20h e às 20h30, na sede da companhia, Esparta Arte e Cultura, localizada no Jardim Atlântico. 

A apresentação de “Mágoas” terá tradução em Libras às 20h, e “Inspira” às 20h30. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados e devem ser retirados via Sympla

Centraliza

No domingo, 26, haverá mais uma edição do evento Centraliza no Centro de Goiânia. A programação inclui um aulão de Zumba, apresentações circenses, teatro e uma corrida, além de uma Feira com mais de 50 bancas. A Feira terá início às 8h na Avenida Goiás, entre a Rua 2 e a Rua 3. Também haverá uma brinquedoteca para as crianças e a corrida Centraliza para Mães e Filhos, em comemoração ao mês das mães.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai receber a exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas, uma das primeiras do gênero em Goiânia. A mostra será inaugurada no Dia Nacional da Consciência Negra, quarta-feira, 20, às 19 horas.

Evento é aberto ao público.

A exposição é composta de 416 peças da Coleção África, que reúne máscaras, estatuetas e outros objetos de uso cotidiano e ritualístico, com curadoria assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia. É uma exposição representativa da arte tradicional africana, incluindo esculturas e conjuntos especiais, como:

  • talheres,
  • pentes,
  • polias,
  • mama watas (figura lendária da mitologia africana ocidental),
  • bronzes,
  • adornos,
  • peças ritualísticas,
  • apoios de nuca
  • e tecidos.

As máscaras são portais de cultura ancestral, simbolizando segredos e espíritos do continente africano. As esculturas também são marcadas por significados de rituais. Além disso, utensílios domésticos, instrumentos musicais e bancos de sentar formam um grande mosaico da vida e crenças do continente africano.

Dia Nacional da Consciência Negra

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a exposição “Arte Africana: Máscaras e Esculturas” não poderia acontecer em um momento mais simbólico e significativo como a abertura no Dia da Consciência Negra.

“Este é um dia de reflexão, celebração e reconhecimento das contribuições inestimáveis dos povos africanos à nossa cultura e identidade. Abrir essa exposição neste dia nos conecta profundamente às nossas raízes e nos lembra da beleza, diversidade e riqueza da arte africana”, destaca.

Coordenador da Vila Cultural, o curador Gilmar Camilo explica que a montagem da mostra foi “desafiadora”, pela quantidade de peças, detalhes e cuidados envolvidos.

“E também profundamente instigante, pelo volume de obras e significativa contribuição cultural que essa exposição representa para o Estado de Goiás e o público visitante”, completa Gilmar.

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra
Mostra seguirá aberta à visitação até 6 de abril de 2025 (Fotos: Secult-GO)

Arte Africana: Máscaras e Esculturas

Arte Africana: Máscaras e Esculturas começou a ser montada no dia 1º de novembro e envolve o trabalho de 10 pessoas entre servidores da Vila Cultural Cora Coralina e equipe do coletivo cultural Bëi, sob coordenação do curador Danilo Garcia e supervisão de Gilmar Camilo.

A visitação Arte Africana: Máscaras e Esculturas estará disponível até 6 de abril de 2025. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço permite a entrada de animais de estimação, desde que com coleira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos