Press "Enter" to skip to content

Confirmada morte de morcego por raiva em Goiânia

Última atualização 22/03/2023 | 16:17

A Vigilância em Zoonoses de Goiânia confirmou o primeiro caso de raiva em morcego neste ano em Goiânia. O episódio alerta para o risco de transmissão para seres humanos que costuma ser letal em 100%. Há dois anos, o vírus foi registrado na capital. O animal foi encontrado em uma residência no setor Universitário. No ano passado, dois gatos foram identificados com a variante.

 

O morador encontrou o animal e acionou o serviço municipal, que recolheu o morcego e levou para análise. A infecção ocorre de entre felinos e cães não vacinados que são picados pelo mamífero. Os bichos doentes devem ser vacinados e acompanhados por seis meses pelo serviço municipal. Nos seres humanos, a doença ocorre por meio da saliva através da mordida, arranhão e lambida dos animais infectados. 

 

A recomendação é entrar em contato com a Zoonoses para recolhimento do animal encontrado em local diferente do habitual. Os cães e gatos devem ser vacinados contra raiva anualmente. As pessoas que tiverem contato com saliva dos morcegos, cães e gatos precisam lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde com urgência. 

 

No ano passado foram confirmados cinco casos de raiva humana no país. A reintrodução da doença no território nacional tem causado preocupação das autoridades. O primeiro sobrevivente da doença é um homem de 24 anos que atualmente não anda, tem desvio na coluna, dificuldade para abrir e fechar as mãos e também para movimentar os braços e alteração na fala.