Nesta quinta-feira (28) o Facebook anunciou durante um evento da empresa que a plataforma terá um novo nome, e segundo o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, o nome da plataforma será “Meta”
“Somos uma empresa que desenvolve tecnologia para conectar as pessoas, juntos, podemos finalmente colocar as pessoas no centro da nossa tecnologia. E juntos, podemos desbloquear uma economia de criadores muito maior” afirmou Zuckerberg.
A rede social continuará com o mesmo nome, assim como o Instagram e WhatsApp, entretanto a empresa que controla a plataforma e os aplicativos irá mudar de nome, passando a se chamar “Meta
Facebook e o sigilo
Nesta segunda-feira (26), vários meios de comunicações internacionais publicaram detalhes de alguns documentos internos divulgados à Comissão de Valores Mobiliários e fornecidos ao Congresso. Os documentos mostram a preocupação de pesquisadores do Facebook sobre sua base de usuários estar envelhecendo e a plataforma estar perdendo força entre as gerações mais jovens.
Os documentos mostraram que a plataforma tinha um sistema de hierarquia, priorizando países que receberam proteção aprimorada durante as eleições.
A atitude tomada pela empresa de Zuckerberg se assemelha a atitude tomada pelo Google, que em 2015 anunciou que se tornaria uma das várias empresas sob a égide de uma holding maior chamada Alphabet. Para o Facebook o aplicativo original se fundiriam ao Instagram e WhatsApp, sob uma empresa mãe.