A volta às aulas no Colégio Estadual do Campo São João da Colina, em Pitanga, no Paraná, foi adiada para o dia 10 de fevereiro. Essa decisão foi tomada devido ao fato de que o colégio está abrigando indígenas que foram afetados por um conflito entre as aldeias Serrinha e Ivaí, da etnia Kaingang. Esse conflito, que aconteceu em 4 de janeiro, resultou no incêndio de cerca de 60 casas da aldeia Serrinha, levando as famílias a buscar refúgio no colégio.
O cacique da aldeia Serrinha, Valmir Olivério, mencionou que as famílias serão realocadas para uma propriedade privada de forma provisória, para que o colégio possa ser liberado. No entanto, devido às condições climáticas desfavoráveis, a mudança foi adiada temporariamente. O diretor do colégio, José Facchin, tranquilizou os alunos, garantindo que as aulas perdidas serão repostas antes do início do recesso de julho.
A situação entre as aldeias Serrinha e Ivaí se tornou mais tensa após o conflito de janeiro. Mesmo com uma tentativa de reconciliação mediada pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas, as duas comunidades não chegaram a um acordo. As divergências sobre território e liderança fizeram com que a situação se agravasse, resultando em mais de 200 indígenas desabrigados e em um impasse que persiste até o momento.
O conflito entre as aldeias envolveu sete pessoas feridas e a destruição de 60 casas. A Polícia Militar relatou que a briga começou quando membros da aldeia Ivaí foram agredidos ao se aproximarem da aldeia Serrinha para cuidar de máquinas agrícolas. O confronto se intensificou, levando a ferimentos graves e incêndios criminosos nas residências dos indígenas.
Diante desse cenário de violência e desentendimentos, as autoridades locais seguem em busca de uma solução pacífica para a situação. Enquanto as negociações continuam, as famílias indígenas permanecem abrigadas no colégio em Pitanga, aguardando uma resolução que garanta sua segurança e bem-estar. Espera-se que o diálogo prevaleça e que a paz seja restabelecida entre as aldeias envolvidas nesse conflito.