Guardas Municipais e ambulantes entraram em conflito no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Durante uma operação de rotina para coibir a atuação de ambulantes ilegais, um dos ambulantes voltou ao local e hostilizou os agentes, chegando ao ponto de jogar algo na direção deles. Imagens que circulam em redes sociais mostram um ambulante sendo agredido com golpes de cassetete, após ficar caído ao chão. A Secretaria de Ordem Pública afirmou que vai avaliar as imagens para verificar a conduta dos agentes.
O uso de spray de pimenta foi empregado para dispersar outros colegas do homem agredido no chão. Em outro vídeo, uma testemunha que registrava toda a situação acabou tendo um taser apontado para ela, agravando ainda mais a tensão no local. Posteriormente, agentes do Programa Segurança Presente intervieram para tentar apartar a situação e evitar maiores conflitos. O caso foi encaminhado para a 5ª DP (Centro) para as devidas investigações.
A situação no Largo da Carioca evidenciou a tensão existente entre ambulantes e agentes da Guarda Municipal, resultando em confrontos físicos e uso de armas menos letais para conter a situação. A atitude hostil do ambulante que reagiu à abordagem dos agentes gerou mais problemas, culminando na sua prisão. A presença das imagens nas redes sociais repercutiu negativamente, levantando questionamentos sobre a conduta dos agentes e a utilização de força desproporcional.
A Secretaria de Ordem Pública anunciou que irá analisar detalhadamente as imagens registradas durante o conflito, com o intuito de apurar eventuais excessos por parte dos agentes envolvidos. A contínua tensão entre as partes envolvidas, aliada à presença de armas não letais, acende um alerta para a necessidade de encontrar soluções pacíficas e eficazes para lidar com essas situações recorrentes no centro da cidade. É fundamental garantir a segurança de todos os envolvidos, respeitando os direitos individuais e coletivos.