Confraternização: 26 deputados jantaram com Marconi no Palácio das Esmeraldas

 

Harmonia e bem estar marcaram o requintado, amistoso e tradicional jantar de confraternização do governador Marconi Perillo (PSDB), ontem à noite no Palácio das Esmeraldas. Dos 41 parlamentares goianos, 29 participaram o do evento, 4 deles, são oposição ao governo da Assembleia.

O presidente da Assembleia, José Vitti (PSDB), ressaltou em discurso que o governador tem respeito e sensibilidade no que diz respeito à autonomia e ao resgate das prerrogativas parlamentares. “O governador sabe preservar a harmonia e o bom relacionamento político e administrativo entre os poderes executivo e legislativo”, comentou José Vitti.

O discurso do governador foi marcado por agradecimentos e “gratidão” ao apoio dos parlamentares aos projetos do governo. “Quando os projetos do governo são aprovados por vocês, estamos trabalhando juntos para o bem da população goiana.” Marconi finalizou o discurso agradecendo a lealdade e a transparência de Vitti.

Presenças

José Vitti (PSDB), Francisco Oliveira (PSDB), Gustavo Sebba (PSDB), Eliane Pinheiro (PMN), Marquinho Palmerston (PSDB), Karlos Cabral (PDT), Lincoln Tejota (PSD), Helio de Sousa (PSDB), Sérgio Bravo (Pros), Daniel Messac (PSDB), Álvaro Guimarães (PR), Diego Sorgatto (PSB), Nédio Leite (PSDB), Jean Carlo (PHS), Jefferson Rodrigues (PRB), Virmondes Cruvinel (PPS), Henrique César (PSDB), Santana Gomes (PSL), Iso Moreira (PSDB), Lissauer Vieira (PSB), Júlio da Retifica (PSDB), Marlúcio Pereira (PSB) e Francisco Júnior (PSD), além de Talles Barreto (PSDB) e Lêda Borges (PSDB), que estão licenciado da Assembleia Legislativa para ocupar cargos no 1º escalão do Governo.

Da oposição: Paulo Cezar Martins (PMDB), Isaura Lemos (PCdoB), Wagner Siqueira (PMDB) e Bruno Peixoto (PMDB).

Patrícia Santana

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp