Confronto de milicianos em praça de Seropédica: um morto e dois presos

confronto-de-milicianos-em-praca-de-seropedica3A-um-morto-e-dois-presos

Confronto entre milicianos em plena luz do dia em praça de Seropédica deixa um morto e dois presos

Troca de tiros aconteceu na Praça de Piranema, no limite com Itaguaí; PM apreendeu pistola 9 mm com carregador alongado.

Um homem morreu e outros dois foram presos após um confronto entre milicianos rivais na tarde desta quinta-feira (4), em Seropédica, na Baixada Fluminense. A troca de tiros ocorreu em plena luz do dia na Praça de Piranema, área que faz limite com o município de Itaguaí.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver homens armados disparando uns contra os outros. Um deles, ainda não identificado, caiu ferido no chão e não resistiu.

De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos presos foram detidos às margens da RJ-099. Com eles, os agentes apreenderam uma pistola 9 mm com carregador alongado.

As investigações apontam que o confronto faz parte da disputa territorial entre grupos milicianos comandados por Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, que atua na região de Chaperó, em Itaguaí, e Gilson Ingrácio de Souza Junior, o Juninho Varão, apontado como chefe da milícia de Seropédica.

Zinho, considerado o chefe da maior milícia do Rio de Janeiro, se entregou à polícia em dezembro de 2023, após uma série de operações da PF e do Ministério Público para tentar prendê-lo. Desde 2021, ele tinha assumido a frente da milícia de Campo Grande, Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste do Rio, dois meses após a morte do antigo líder, seu irmão, Wellington da Silva Braga, o Ecko.

Juninho Varão, segundo o Ministério Público, deu um golpe em Danilo Dias Lima, o Tandera, e assumiu o comando da milícia em vários bairros da Baixada Fluminense. Varão tem diversas passagens por homicídio, tortura e organização criminosa, e era responsável pelo controle financeiro da quadrilha, além de participar diretamente da compra de armas e munições.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp