Independiente x Universidad de Chile: plano pediu policiamento em setor visitante, mas foi ignorado
A reunião de segurança da Conmebol, realizada na véspera do jogo, destacou a preocupação com o setor que seria utilizado pelos torcedores chilenos. O relatório do plano de segurança da partida entre Independiente e Universidad de Chile pela Copa Sul-Americana, datado do dia anterior ao jogo, evidenciou a apreensão com a possibilidade de confrontos entre torcedores argentinos e chilenos devido à disposição dos setores destinados a cada torcida no estádio Libertadores da América, em Buenos Aires.
De acordo com o documento ao qual o portal de esportes teve acesso, a Conmebol questionou a decisão de a torcida da Universidad de Chile estar posicionada no setor Platea Norte Alta, diretamente acima do setor Popular Norte Baja, onde estariam os torcedores locais. A sugestão era de que o setor dos argentinos permanecesse vazio.
O Independiente informou que todos os ingressos já estavam vendidos, impossibilitando a aplicação do plano inicial. Assim, a decisão tomada foi reforçar a segurança na arquibancada destinada aos visitantes, com presença de policiais e seguranças privados.
Durante a reunião prévia, discutiu-se a possibilidade de não permitir a presença de público na tribuna inferior, porém foi informado que esse setor já estava com os ingressos vendidos. Como medida preventiva, decidiu-se reforçar a presença de policiais e seguranças privados no setor visitante, a fim de evitar possíveis tumultos.
Entretanto, a orientação dada não foi seguida, como demonstrado durante a partida na quarta-feira. A imprensa local informou que 659 policiais foram convocados para o evento, mas nenhum deles estava dentro do estádio, onde apenas 150 seguranças privados foram contratados pelo Independiente.
O confronto entre as duas torcidas teve início no intervalo, quando torcedores chilenos causaram incêndios e arremessaram cadeiras contra os rivais. Em resposta, torcedores argentinos invadiram o setor visitante e agrediram os torcedores da Universidad de Chile. A partida foi interrompida pela Conmebol e ainda não foram divulgadas punições, embora as regras da entidade permitam a exclusão das equipes do torneio.
Mais de 90 pessoas foram detidas e, de acordo com informações da Universidad de Chile, 19 torcedores ficaram feridos durante a briga ocorrida no jogo entre Independiente e Universidad de Chile. A situação evidencia a importância do planejamento e da efetivação de medidas de segurança em eventos esportivos de grande porte.