Cerca de 11 horas antes da bola rolar para Botafogo e Peñarol, alguns torcedores de ambos os clubes se enfrentaram numa briga numa área próxima onde está concentrada a delegação do clube carioca. O conflito aconteceu num posto de gasolina, mas, segundo testemunhas, foi rapidamente contido por policiais que estavam no local. O embate entre as torcidas rivais deixou alguns feridos, mas felizmente sem gravidade.
O clima de tensão entre as torcidas aumentou ainda mais quando foram relatados problemas no embarque da delegação do Botafogo. Alguns torcedores uruguaios tentaram bloquear a saída do ônibus do time brasileiro do hotel onde estavam hospedados. A polícia teve que intervir mais uma vez para garantir a segurança dos jogadores e membros da comissão técnica que precisavam se dirigir ao estádio.
Com a chegada da polícia, a situação foi controlada e a delegação do Botafogo conseguiu deixar o hotel em direção ao jogo. Apesar dos incidentes, as autoridades afirmaram que todas as medidas de segurança foram tomadas para garantir que o confronto entre as equipes acontecesse sem maiores problemas.
Os torcedores envolvidos na briga foram identificados e detidos pelas autoridades locais. Além disso, os clubes estão cooperando com as investigações para identificar eventuais responsáveis pelos incidentes ocorridos antes da partida. Ambos os times emitiram comunicados repudiando a violência e pedindo paz e respeito entre as torcidas.
O jogo entre Botafogo e Peñarol promete ser tenso dentro e fora de campo. As autoridades estão em alerta máximo para garantir a segurança dos envolvidos e evitar novos confrontos entre as torcidas. É fundamental que a rivalidade seja vivida de forma saudável, sem passar dos limites e colocar em risco a integridade de todos os presentes no evento esportivo.