Após a morte de um traficante, o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, vivenciou um final de semana marcado pela violência. As disputas entre integrantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) pelo controle do tráfico de drogas na comunidade resultaram em confrontos que levaram ao reforço do policiamento na região.
Desde a última sexta-feira (11), foram registrados tiroteios no bairro, culminando em novos confrontos na manhã desta segunda-feira (14), conforme relatado por moradores da comunidade. O domínio do Morro dos Macacos é atribuído a Leandro Nunes Botelho, conhecido como Scooby-Doo, membro do TCP, enquanto o Morro São João, em Engenho Novo, controlado por uma facção rival, busca expandir sua influência sobre a região.
A área é alvo de investidas do Comando Vermelho desde 2023, devido à sua importância estratégica para a facção, que busca expandir seu território. O Morro dos Macacos oferece acesso à Zona Oeste através da Floresta da Tijuca, sendo fundamental para a criação de um “cinturão do tráfico” no Rio, interligando as comunidades da Tijuca já dominadas pelo CV.
Durante os confrontos, Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, conhecido como “Titauro” e com 25 anos de idade, foi morto pela Polícia Militar, como apontado como chefe do tráfico da região. Titauro, que tinha 60 anotações criminais e era considerado foragido da justiça, tinha ligações tanto com o TCP quanto com o Comando Vermelho, liderando invasões na comunidade após migrar para o CV no início de 2024.
A presença policial foi reforçada na região após os confrontos, com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) sendo acionado para garantir a segurança na área. O túnel Noel Rosa precisou ser fechado durante a ação, que resultou na morte de Titauro e em um clima de tensão na comunidade. A violência na região continua a gerar preocupações e mobilizar esforços das autoridades para conter os conflitos e garantir a segurança dos moradores.