Confrontos históricos entre tocantinenses e Atlético-MG na Copa do Brasil: goleadas e eliminações

confrontos-historicos-entre-tocantinenses-e-atletico-mg-na-copa-do-brasil3A-goleadas-e-eliminacoes

Goleadas e eliminações, relembre confrontos entre tocantinenses e Atlético-MG na Copa do Brasil

Quase 17 anos depois, o Galo volta ao Tocantins para jogar a 1ª fase da Copa do Brasil. Alvorada e Palmas foram vítimas do alvinegro mineiro

Reveja os gols de Alvorada-TO e Atlético-MG pela Copa do Brasil 1998 [https://s04.video.glbimg.com/x240/13327991.jpg]

Tocantinópolis e Atlético vão medir forças, em confronto inédito, pela 1ª fase da Copa do Brasil [https://ge.globo.com/futebol/copa-do-brasil/] em jogo único, na próxima terça-feira (18), às 19h (de Brasília), no Tocantins. O time alviverde será o 3º tocantinense a cruzar o caminho do Galo no torneio nacional. Antes, o alvinegro mineiro eliminou Alvorada-TO (1998) e Palmas-TO (2008), em confrontos pela 1ª fase da competição. No histórico, foram duas goleadas do Atlético, por 7 a 0.

Em 1998, o Alvorada recebeu o Atlético em solo tocantinense, em jogo da 1ª fase do torneio. No primeiro embate, o Galo venceu, por 2 a 1, com gols de Nilo e Cairo. Edinaldo descontou para o Alvorada. O resultado manteve o jogo de volta – à época, a vantagem de dois gols ou mais eliminava o 2º jogo, conforme o antigo regulamento – assista acima. A partida foi precisamente disputada em 18 de fevereiro de 1998, no estádio Elias Natan, em Alvorada (TO).

No segundo jogo, em 26 de fevereiro, o Galo aplicou 7 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte. A vitória foi com direito a hat-trick, em dose dupla, de Lincoln e Cairo, e Reinaldo fechou a goleada.

Em 27 de fevereiro de 2008, foi a vez do Palmas FR cruzar o caminho do Galo. Diferente de 1998, o Palmas não conseguiu forçar o 2º jogo e acabou se despedindo do torneio com uma goleada de 7 a 0, no estádio Nilton Santos, na capital tocantinense. Os gols do alvinegro foram marcados por Gérson (2 vezes), Marques, Danilinho (2 vezes), Marcelo Nicácio e Márcio Araújo. A melhor chance do Palmas foi com a promessa Lucca, que acertou um chute na trave – assista abaixo.

Alguns anos depois, Lucca vestiu as camisas de Criciúma, Cruzeiro, Internacional, Corinthians, Fluminense, Ponte Preta, entre outros.

O Tocantinópolis encara o torneio pela sexta vez e fará confronto inédito com o Atlético. A melhor participação do alviverde tocantinense foi em 2022, quando avançou à terceira fase. Na ocasião, o Tocantinópolis eliminou Náutico e FC Cascavel, respectivamente, e só parou na 3ª fase para o Athletico-PR, com derrota nos dois jogos (9 a 2 no agregado).

Nas outras participações, o Tocantinópolis caiu na 1ª fase para Vitória, Juventude, América-MG e Capital-TO. Tocantinópolis e Atlético se enfrentam em jogo único, na próxima terça-feira (18), às 19h (de Brasília) no estádio Ribeirão, que fica na cidade homônima ao clube. O município está a 529 km da capital Palmas.

Para avançar direto, o Tocantinópolis precisa da vitória. Em caso de empate, a partida será decidida nos pênaltis, conforme mudança no regulamento. Quem passar pega Independência-AC ou Manaus-AM.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp