Confusão devido à ausência de horário de fechamento dos portões em cartões de concurso da UTFPR

confusao-devido-a-ausencia-de-horario-de-fechamento-dos-portoes-em-cartoes-de-concurso-da-utfpr

Ausência de horário de fechamento de portões em cartões de concurso da UTFPR causa confusão entre candidatos

Diversos candidatos alegam terem perdido a prova. Edital do concurso indica que o acesso ao local de prova seria aberto às 7h15 e o fechamento, impreterivelmente, às 8h15.

A ausência de indicação dos horários de abertura e fechamentos dos portões nos cartões com confirmação do local de prova para o concurso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) causou confusão entre os candidatos, fazendo com que alguns deles, inclusive, perdessem a prova.

O edital do concurso indica que o acesso ao local de prova seria aberto às 7h15 e o fechamento, impreterivelmente, às 8h15.

Porém, nos cartões de confirmação enviados aos candidatos, os campos que indicam a abertura e o fechamento dos portões está em branco. Em outro campo, detalhado como “hora”, há a indicação de 9h.

Cartões de confirmação do local de prova não tinham a indicação do horário de fechamento dos portões — Foto: Reprodução

O concurso visa preencher 18 vagas para nove cargos diferentes na universidade. A prova foi aplicada no domingo (26), em Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Pato Branco e Santa Helena.

Cassiano Moura conta que saiu do Rio Grande do Sul para fazer a prova na capital paranaense, mas ficou do lado de fora do local de aplicação. Ele, que já fez testes de outros concursos, conta que chegou ao local de prova às 8h19.

“Tive deslocamento, hospedagem, alimentação, que são gastos. Se tem, por exemplo, outros certames onde 10 minutos antes do início da prova se fecham os portões… Este concurso fechou o portão 45 minutos antes do início da prova”, detalha.

Alguns dos candidatos que não conseguiram realizar a prova se organizaram em um grupo de WhatsApp, que soma mais de 50 participantes. Eles reivindicam uma nova aplicação da prova para os candidatos que se sentiram prejudicados pela ausência das informações no cartão de inscrição.

Bruno Takeo, outro candidato, também não conseguiu realizar a prova. Ele conta que se preparou por cerca de três meses para o concurso. Agora, o sentimento que fica é de frustração.

“Tenho registrado no aplicativo de transporte que cheguei ao local às 8h22. Havia cerca de vinte pessoas na frente do prédio, e logo me avisaram que os portões já estavam fechados. Fiquei sem entender, porque segui exatamente as informações do cartão de inscrição”, desabafa.

Por meio de nota, a UTFPR informou que o concurso está sob a responsabilidade integral da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (Funtef-PR).

“A Funtef-PR é a entidade externa contratada pela Universidade para executar todas as etapas do certame, incluindo a elaboração e aplicação das provas, o recebimento e a análise de recursos, bem como a divulgação dos resultados. Assim, eventuais dúvidas ou recursos relacionados à aplicação das provas devem ser encaminhados diretamente à Funtef-PR, conforme os prazos e procedimentos definidos no edital do concurso”, diz a nota.

O DE procurou Funtef-PR, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem. A fundação também não divulgou o número de candidatos presentes e ausentes nesta etapa do concurso.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp