Conheça 10 músicas que inspiraram filmes

Confira na lista abaixo produções cinematográfica que possuem suas tramas baseadas em letras de grandes sucessos da música

Após anos de expectativa e adiamentos, chegou às telonas na última quinta-feira (20) o filme “Eduardo e Mônica”, adaptação da icônica canção da banda Legião Urbana, e que  acompanha a história do casal título, apresentado pela letra de Renato Russo. Gravado em 2018 e com previsão de estreia para 2020, a produção foi  adiada várias vezes por conta da pandemia, e traz em seu elenco Alice Braga e Gabriel Leone estrelando como Mônica, a mulher mais velha e culta, que se apaixona pelo jovem e sonhador Eduardo, ainda um estudante de Ensino Médio. Mas esta não é a primeira vez que uma canção inspira histórias que chegam aos cinemas. Confira na lista abaixo 10 produções cinematográficas que possuem suas tramas baseadas em grandes sucessos musicais.

10. Submarino Amarelo (1968)

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Só Artesão & Cia.: Submarino Amarelo - o que fez animação dos Beatles se  tornar um clássico psicodélico

LEIA TAMBÉM

• Quem foi Breno Silveira, cineasta brasileiro vítima de infarto• Cantor Conrado acorda na UTI e pergunta: “Aleksandro morreu?”• 1º Festival Internacional de Cinema de Goiânia começa nesta quarta, 11

No auge de sua popularidade, o grupo britânico The Beatles fez este desenho sobre uma terra dominada pelos malvados Blue Meanies. Eles são recrutados para devolver a alegria e a música para o mundo fantasioso, partindo em uma viagem incrível. Um filme de animação psicodélica que abusa das cores e de canções famosas da banda.

9. Uma Segunda Chance para Amar (2019)

Rapsódia Boêmia: Crítica – Uma Segunda Chance Para Amar

Apesar do nome em português ser Uma Segunda Chance para Amar, este longa-metragem de Paul Feig é chamado originalmente de Last Christmas, exatamente como o hit natalino do grupo Wham!. Trata-se de uma comédia romântica de Natal, que acompanha a história de Kate, uma mulher que mora em Londres e trabalha como elfo em uma loja festiva o ano todo, até que um belo dia conhece Tom, um rapaz simpático e difícil de se encontrar.

8. A Ponte do Desejo (1976)

A Ponte do Desejo (1976) - urso.tv

A música “Ode to Billie Joe”, de Bobbie Gentry, inspirou o filme “A Ponte do Desejo”, de 1976. Enquanto a música fala sobre o suicídio de Joe (Robby Benson), o filme vai um pouco mais além e mostra as consequências da morte de Billy Joe na vida de Bobbi Lee (Glynnis O’Connor), sua amada.

7. Poção do Amor nº 9 (1992)

Poção do Amor Nº. 9 Trailer Original - AdoroCinema

Este filme de Dale Launer protagonizado por Sandra Bullock e Tate Donovan foi inspirado diretamente na canção Love Potion Nº 9, performada originalmente pela banda The Clovers e um verdadeiro hit do fim dos anos 1950. Aqui nós conhecemos a dupla de cientistas Paul Matthews e Diane Farrow, que apesar de serem talentosíssimos em suas profissões, não possuem tanta sorte no amor. Um dia, os amigos de Paul o levam para ler sua vida numa cigana, que lhe prepara uma poção que faz com que pessoas do sexo oposto se apaixonem instantaneamente por quem a bebe.

6. Menino do Rio (1981)

Menino do Rio (1981) | Lucio In The Sky

O filme foi inspirado na canção de mesmo nome composta por Caetano Veloso e eternizada na voz da cantora Baby do Brasil e conta a história do surfista Ricardo Valente (André de Biase), que se apaixona por uma modelo chamada Patrícia (Cláudia Magno).

5. A Música da Minha Vida (2019)

A MÚSICA DA MINHA VIDA - Trailer Oficial - YouTube

O filme é baseado em toda a discografia do Bruce Springsteen, e acompanha a história de do jovem paquistanês Javed, que nasceu na Inglaterra após seus pais migrarem para o país. Tendo sua vida social bastante restringida por conta do pai, ele se sente acuado para fazer atividades como ir a festas ou conhecer garotas, então acaba tendo uma rotina resumida a ir pro colégio e voltar para casa. Um dia, um colega de classe lhe dá duas fitas cassete de álbuns de Bruce Springsteen, que mudam sua vida e visão de mundo completamente.

4. Veludo Azul (1986)

Veludo azul (1986) | Cinematographe

O diretor David Lynch se inspirou na canção “Blue Velvet”, de Booby Vinton, para o filme “Veludo Azul”, lançado em 1986. Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan), um rapaz simples que acaba de voltar à cidade, envolve-se em uma perigosa investigação sobre os negócios de um traficante de drogas (Dennis Hopper) que mantém uma sádica relação com a bela cantora de cabaré Dorothy Vallens (Isabella Rossellini).

3. Faroeste Caboclo (2013)

Filme 'Faroeste caboclo', inspirado em canção de Renato Russo, estreia no  fim do mês

Baseado na música escrita por Renato Russo, o longa acompanha a história de João do Santo Cristo, que deixa Salvador, sua cidade natal, e se muda para a Brasília em busca de uma vida melhor. Lá, ele encontra a miséria e o crime, mas também descobre o amor nos braços de Maria Lúcia, por quem se apaixona e com quem gostaria de viver uma vida feliz. 

2. Uma Linda Mulher (1990)

30 anos de Uma Linda Mulher: fatos que você provavelmente não sabia sobre o  filme

A canção de 1964 do cantor Roy Orbison foi um sucesso e acabou virando tema do filme “Uma Linda Mulher”, protagonizado por Julia Roberts, que foi lançado em 1990. No longa, durante uma viagem de negócios a Los Angeles, Edward, um executivo que compra e fragmenta empresas para vendê-las, encontra a acompanhante de luxo Vivian. Edward a contrata para ficar com ele durante uma semana a fim de acompanhá-lo nos jantares de negócios. Os dois se aproximam e descobrem que há vários obstáculos para serem superados até que possam unir seus mundos tão diferentes.

1. Mamma Mia! (2008)

The Ace Black Movie Blog: Movie Review: Mamma Mia! (2008)

Estrelado por Meryl Streep e Amanda Seyfried, o longa é uma adaptação ao cinema da peça musical homônimabaseado na icônica canção do ABBA. Nele acompanhamos a história de Donna, que comanda um hotel na Grécia e está preparando o casamento de sua filha, que ansiosa para conhecer seu pai biológico, tem a ideia de convidar os três rapazes com quem sua mãe se envolveu quando era mais nova para comparecerem em sua cerimônia matrimonial.

Tags: