Conheça a cervejaria artesanal que opera há 130 anos no subsolo de uma igreja
católica em Minas Gerais
A produção artesanal da cervejaria utiliza máquinas holandesas fabricadas em 1907 e segue fielmente receitas tradicionais europeias. Todo o lucro das vendas é direcionado para projetos sociais promovidos pela igreja.
No porão da Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG), está localizada a Hofbauer, uma cervejaria artesanal mantida por religiosos. Essa pequena fábrica opera em um dos poucos conventos brasileiros que ainda fabricam cerveja, mantendo viva uma tradição europeia que une fé e fermentação.
A história da Hofbauer começou em 1894, quando os missionários holandeses Padre Mathias Tulkens e Padre Francisco Lohmeyer fundaram a cervejaria com o intuito de integrar a devoção religiosa à tradição cervejeira europeia. Inicialmente, todo o processo era realizado em caldeirões simples, até a chegada, em 1907, das máquinas importadas da Holanda que ainda são utilizadas atualmente.
O irmão religioso Taylor Bertoli, mestre cervejeiro e responsável pela produção atual, destaca que na Hofbauer, cada detalhe é importante, pois não se trata apenas de cerveja, mas sim da história que se degusta.
Dentro da Igreja Católica, os religiosos que não são padres são chamados de “irmãos”. Eles vivem em comunidade e seguem votos de pobreza, castidade e obediência. O consumo de álcool nunca foi proibido pela igreja, e no passado, a cerveja era considerada um alimento e parte das refeições.
A cervejaria foi nomeada em homenagem a São Clemente Maria Hofbauer, sacerdote austríaco do século XVIII conhecido por renovar a vida religiosa em Viena. A ideia de que os conventos fossem autossuficientes, produzindo alimentos e bebidas para apoiar obras e ajudar a população, é o cerne dessa tradição europeia mantida pela Hofbauer.
A produção da cerveja foi passada por diferentes gerações de religiosos, sendo interrompida em alguns momentos por falta de conhecimento técnico. Em 2009, o padre Flávio Leonardo Santos Campos restaurou as máquinas e retomou a produção artesanal. Desde 2024, o irmão Taylor Bertoli lidera a produção, com o apoio de uma equipe de quatro pessoas e consultoria técnica.
Atualmente, a Hofbauer produz aproximadamente 350 litros por lote, quatro vezes ao ano, e cada remessa demora cerca de 40 dias para ficar pronta, respeitando o tempo necessário para fermentação e maturação. São sete variedades de cerveja disponíveis, cada uma com seu próprio processo de produção e características únicas.
O turismo na Hofbauer é uma realidade desde o último ano, permitindo que o público visite o porão da Igreja da Glória e conheça todo o processo de produção da cerveja. A cervejaria é considerada um patrimônio cultural e turístico pela Secretaria de Turismo de Juiz de Fora, fazendo parte do programa “Caminhando pela História” que oferece passeios gratuitos por pontos históricos da cidade.
As visitas ao porão da igreja podem ser agendadas previamente aos sábados, para grupos de até 30 pessoas, com direito a degustação de três cervejas, pão e bolinho de cevada. O valor é de R$ 65, e toda a renda proveniente das vendas é destinada a projetos sociais promovidos pela igreja na cidade. A Hofbauer não só encanta pelo sabor de suas cervejas, mas também pela rica herança cultural que carrega.




