Conheça a emocionante história de Pequeno Gui Gandra, indicado ao prêmio de melhor torcedor e luta contra doença rara. Vote agora!

O Melhor: Vascaino Gui Gandra é indicado ao prêmio de melhor torcedor

Pequeno Gui luta contra epidermólise bolhosa, rara doença genética, e ficou famoso após acordar de um coma induzido de 16 dias

Pequeno Gui Gandra, torcedor símbolo do Vasco, foi indicado ao Fan Award nessa quinta-feira (28/11). O jovem de 10 anos transcendeu os vascaínos e emocionou fãs de futebol pela luta contra a epidermólise bolhosa, uma rara doença genética que provoca a formação de bolhas na pele por conta de mínimos atritos ou traumas e se manifesta já no nascimento.

O prêmio é concedido através de votação popular, no site da Fifa. Os votos podem ser feitos até o dia 10 de dezembro.

Clique aqui para votar no Pequeno Gui

Gui ficou conhecido no meio de 2023 depois de ler a escalação do Vasco logo após despertar de uma coma induzido de 16 dias. Após vídeo, ele viralizou entre os cruzmaltinos e, desde então, se tornou torcedor símbolo do clube carioca. Assista:

Gui concorre ao prêmio ao lado do mexicano José Armando Guzmán Mendoza, que virou torcedor símbolo do Cruz Azul-MEX enquanto travava uma batalha contra a leucemia. Morreu aos 14 anos, sem conseguir conhecer o elenco do clube.

Além dele, o torcedor escocês Craig Ferguson também concorre ao prêmio. Ele caminhou 1.609 quilômetros de Glasgow a Munique para o início da Eurocopa da UEFA 2024, arrecadando dinheiro para a instituição de saúde mental Brothers in Arms. Ao final da sua missão colossal, conseguiu quase 80 mil libras.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal de esportes do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no perfil de esportes do Metrópoles no Instagram!

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alerta: Inmet emite aviso de chuvas intensas para 11 estados nesta quinta-feira – ZCAS se forma sobre o Brasil

Perigo: Inmet emite alerta de chuvas intensas para 11 estados nesta 5ª

Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forma sobre o Brasil a partir desta quinta-feira; boa parte do país tem risco de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para esta quinta-feira (26/12) para grande do Brasil – abrange 11 estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Há alerta amarelo para outras regiões e estados.

De acordo com o órgão, a partir desta quinta, a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão se forma sobre o país e vai cumprir o seu período mínimo de atuação de quatro dias até a próxima terça-feira (29/12). Ao longo desse período, muita chuva vai ocorrer no Norte, Centro-Oeste e no Sudeste.

Os acumulados podem passar facilmente dos 200 mm em todo o período, com maior probabilidade de ocorrer na Região Sudeste.

POTENCIAL DE TRANSTORNOS

Nos dois primeiros dias da ZCAS, 26 e 27, o sistema atua bem sobre o Sudeste e deve provocar chuvas mais intensas a partir da tarde. Vale ressaltar que, nesta sexta-feira (27/12), há potencial de chuvas de até moderada intensidade que vão condicionar um potencial maior de inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos a partir da tarde.

Há elevado potencial para transtornos no norte e leste de São Paulo, na porção central de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, no Tocantins e em Mato Grosso.

Devido às chuvas mais intensas e às condições urbanas e topográficas, a Região DE São Paulo, o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo são as mais vulneráveis.

No fim de semana, o canal de umidade se desloca um pouco mais para norte, atuando sobre o estado do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, até a Região Norte, o que tira o risco da das chuvas intensas sobre a região metropolitana de São Paulo.

O período de chuvas mais intensas e de maior risco continua a partir da tarde até a noite, mas os acumulados e o potencial para transtornos aumentam. Alerta de elevado risco para o potencial de transtornos para o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, e para o sul de Goiás.

O litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba, norte de São Paulo, demais regiões de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e interior do Maranhão possuem alerta para a ocorrência de chuvas intensas.

Na segunda-feira (30/12), o canal de umidade perde intensidade e configuração, não se tratando mais de uma ZCAS. No entanto, há alerta de chuvas intensas em Minas Gerais, no Espírito Santo, no sul e oeste da Bahia, nos estados de Goiás e de Mato Grosso, na Região Norte e no interior do Maranhão.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp