Jornal Diário do Estado

Conheça cinco filmes com mulheres fortes em papéis de protagonismo

Na semana do Dia Internacional da Mulher, navegue pelo protagonismo feminino no cinema

Filmes são um instrumento poderoso para representar os diferentes lados da sociedade. Ao longo dos anos, os papéis de protagonismo foram ficando cada vez mais diversos. Desta forma, a presença feminina no cinema passou a se tornar mais frequente. Pensando nisso, o Diário do Estado elaborou uma lista com cinco filmes estrelando mulheres em posições de destaque, disponíveis em diferentes plataformas de streaming.

Que Horas Ela Volta?

O primeiro filme da lista é brasileiro. Estrelado por Regina Casé e Camila Márdila, o enredo gira em torno de uma empregada doméstica que se muda de Pernambuco para São Paulo. Sua intenção era proporcionar uma vida melhor para a filha. Anos mais tarde, a garota também se muda para o lugar a fim de prestar vestibular, o que gera uma série de repercussões no ambiente de trabalho da mãe.

Disponível na Netflix e na Globoplay, o longa-metragem possui uma forte energia brasileira e marcantes personagens femininas. Elas transmitem diferentes visões de mundo, e todas abrilhantam as ações em meio a um delicado e bonito roteiro. Vale a pena conferir.

Mulher-Maravilha

A super-heroína dispensa apresentações aos fãs da cultura popular, sobretudo aos mais aficionados pela DC Comics. Diana Prince, a Mulher-Maravilha, vive afastada da sociedade, até que um piloto sofre um acidente e vai parar na ilha das Amazonas, em um prenúncio de guerra no mundo.

É o quarto capítulo do Universo Estendido da DC, sucedendo O Homem de Aço, Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida. Claramente, um dos ápices da franquia. Os interessados podem conferir o filme na plataforma HBO Max.

A Noviça Rebelde

Um dos maiores clássicos da história da sétima arte, A Noviça Rebelde não poderia ficar de fora da lista. Não é por menos que venceu Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora no Oscar de 1966.

Para quem não conhece, o enredo é o seguinte. No fim dos anos 30, pouco antes da Segunda Guerra, uma noviça que vive em um convento, mas não consegue se adaptar às regras religiosas, vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos e leva alegria de novo à casa. Disponível no Disney+, com uma das melhores narrativas de todos os tempos.

O Escândalo

As funcionárias da Fox News denunciam a cultura de masculinidade tóxica da empresa de mídia norte-americana, levando à queda do magnata Roger Ailes. Essa é a sinopse oficial de O Escândalo, presente no catálogo da Amazon Prime Video. O filme foi indicado a três categorias no Oscar de 2020, vencendo como Melhor Maquiagem e Penteado. O elenco é recheado de mulheres famosas na indústria norte-americana, como Nicole Kidman, Charlize Theron e Margot Robbie. É uma boa pedida.

Alien – O 8º Passageiro

Para fechar a lista de filmes, eis um que está presente no Star+. Alien – O 8º Passageiro é uma ficção científica de 1979 com Sigourney Weaver estrelando um dos mais icônicos papéis do cinema. A história, com toques fortes de terror, envolve um misterioso ser que começa a atacar os tripulantes de uma nave. Uma obra indispensável, e com uma forte protagonista feminina que marcou época e segue vibrante no imaginário popular.