Ferramenta de análise de propriedades rurais facilita checagem ambiental para pecuaristas no interior de SP.
Cowboat foi desenvolvido por uma multinacional do setor frigorífico, com unidade em Lins (SP), e já realizou mais de 40 mil análises gratuitas em um ano. Ferramenta simplifica checagem de embargos, áreas de desmatamento, entre outros dados em relação à legislação ambiental.
Uma ferramenta disponibilizada de forma gratuita pelo WhatsApp tem ajudado os produtores rurais e pecuaristas nas negociações que envolvem áreas de cultivo e pastagem. A ferramenta, que recebeu nome de Cowboat, foi desenvolvida por uma multinacional do setor de frigoríficos que tem unidade em Lins (SP).
Com o recurso, os pecuaristas podem consultar de forma mais ágil se a propriedade rural que está em negociação possui embargos ambientais, desmatamento ilegal ou sobreposição com áreas de proteção ambiental. Um processo que pode ser bastante complexo, mas que ficou mais acessível há um ano com a disponibilidade do recurso tecnológico.
“A ideia foi simplificar essa etapa aos produtores, criando uma ferramenta gratuita, acessível e intuitiva via WhatsApp”, explica Fábio Dias, líder de Pecuária Sustentável da JBS.
No período de um ano, mais de 40 mil análises foram feitas com o uso da ferramenta. São, em média, 101 solicitações por dia útil. Supervisor de certificação de uma propriedade rural, Luiz Antonio Raimundo Nonato, destaca, em entrevista ao DE, que o uso da tecnologia reduz também o risco nas negociações.
“Hoje conseguimos fazer consultas preventivas antes de fechar qualquer compra, verificando de forma rápida se a fazenda de origem está em conformidade. Isso reduz riscos, agiliza as decisões e garante que seguimos todos os critérios socioambientais exigidos.”
O recurso Cowboat realiza consultas automáticas a partir da localização enviada pelo usuário ou do número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade. Ele cruza essas informações com diversas bases, verificando critérios como desmatamento, embargos ambientais, sobreposição com terras indígenas, áreas quilombolas e unidades de conservação.
Para utilizar o serviço, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp no número (11) 3144-1765 e compartilhar a localização da fazenda ou o CAR que deseja verificar. O sistema faz a consulta e apresenta o resultado automaticamente.
Francisco destaca que o maior benefício é a segurança e a transparência nas negociações, tanto de aquisição das áreas quanto da certificação das propriedades de origem do gado e outras cadeias produtivas. “Temos uma grande oferta de animais na região e, por isso, é fundamental checar a origem antes de fechar qualquer negociação. Com o Cowbot, solicitamos o CAR do vendedor e fazemos a consulta na hora, o que nos dá segurança e clareza para seguir adiante ou orientar o produtor a buscar o suporte dos Escritórios Verdes caso seja necessário regularizar a situação.”
O uso da tecnologia colabora ainda que a busca por processos mais sustentáveis não só na pecuária, mas também em outras áreas da produção rural, já que a ferramenta pode ser utilizada em qualquer atividade agrícola. “O principal impacto é o fortalecimento da transparência e da sustentabilidade. Ao permitir que produtores façam suas próprias checagens antes de comprar ou vender gado, a ferramenta reduz o risco de transações com áreas irregulares e estimula uma cultura de conformidade e responsabilidade socioambiental em toda a cadeia produtiva”, finaliza Fábio.




