Criado pela Associação dos Idosos do Brasil, o projeto Fiandeiras será inaugurado nesta quinta-feira (17), às 10h no setor Aeroporto, em Goiânia. Com o objetivo de manter a preservação de uma cultura tradicional da tecelagem manual, as oficinas terão turmas de 15 participantes, com duas aulas semanais durante um mês, que vão ensinar a arte de catar, fiar e tecer utilizando o tear manual e fixo.
Durante a inauguração, os idosos da associação farão apresentações musicais e mostrarão um pouco da tecelagem para o público, que também poderá arriscar alguns movimentos na arte de tear. A instituição ainda vai levar maquiadores para oferecer um dia de beleza para as idosas.
O projeto pretende também capacitar as fiandeiras e gerar renda com a produção e comercialização de tecidos, tapetes, colchas, cortinas etc. Com a doação do Luz Solidária (da Enel Distribuição Goiás), a instituição ampliou as salas onde os cursos serão ministrados, reformou os descaroçadores de algodão e comprou 15 novos teares, 25 rodas para fiar, além de materiais para a produção como sacos de algodão, baús e embalagens.