Conheça o Projeto Girassóis: valorização da economia solidária em Quixeramobim, Ceará

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Projeto em escola promove valorização de profissionais de economia solidária no
interior do Ceará; conheça

Entre as ações dentro e fora da sala de aula, os grupos envolvidos representam cada
um dos cinco R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e
reciclar.

Idealizadora do projeto, professora comenta sobre as ações do Girassóis em
Quixeramobim (CE). [https://s03.video.glbimg.com/x240/14006510.jpg]

Idealizadora do projeto, professora comenta sobre as ações do Girassóis em
Quixeramobim (CE).

Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Os cinco R’s da
sustentabilidade guiam um projeto em uma escola pública de Quixeramobim
[https://de.de.globo.com/ce/ceara/cidade/quixeramobim/], no interior do Ceará. Os
alunos de ensino médio realizam ações de valorização para grupos do município
que promovem cidadania e solidariedade. Cada grupo, incluindo os estudantes,
representa um R da sustentabilidade.

O projeto “Girassóis”, que acontece no Liceu Alfredo Almeida Machado (Liceu de
Quixeramobim) é uma ação educativa e ecológica que envolve cerca de 283 alunos,
150 trabalhadores da economia solidária e voluntários de um instituto voltado a
pacientes oncológicos do município – que fica a 212 km de Fortaleza.

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> “A gente busca dar voz, dar visibilidade e dar importância para o trabalho de
> garis da cidade, catadores, mulheres do Instituto Luz e Vida, que atende
> mulheres portadoras de câncer, que trabalham com reutilização de materiais,
> fazendo artesanato, costureiras da Associação Padre Ibiapina, que são de
> Quixeramobim, que trabalham com costura sustentável,” explicou a professora
> Rayane Fernandes, idealizadora do projeto.

A professora explicou o porquê do projeto fazer referência à flor. “Existe uma
filosofia sobre o girassol que ele sempre procura a luz do sol. E quando ele não
encontra essa luz do sol, eles se voltam uns para os outros. Eu tentei passar
essa mensagem que, assim como os alunos, os trabalhadores são pessoas que buscam
esse acolhimento, esse retorno,” disse.

Alunos distribuem cartas, sementes de girassóis e outras plantas
medicinais. – Foto: Reprodução

Rayane Fernandes explicou que a maioria dos alunos da escola são moradores da
periferia do município. Além deles, o projeto acolhe outros quatro grupos, cada
um deles como representante de um R da sustentabilidade:
– Repensar: alunos da escola
– Reciclar: catadores
– Reduzir: costureiras da Associação Padre Ibiapina
– Reutilizar: pacientes oncológicos e voluntárias do Instituto Luz e Vida à
Pessoa com Câncer
– Recusar: garis

“A nossa ação, ela vincula leitura e escrita, cidadania e ações ecológicas. Os
alunos escrevem textos autorais. Eles não usam telefone, eles usam realmente a
afetividade, a sensibilidade. E por meio de cartas, diários, cordéis, poemas,
poesias, fanzines, desenhos, pinturas, eles mandam mensagem de valorização para
os profissionais,” explicou Rayane.

> “Destacando o quanto eles são importantes, o quanto eles são capazes, o quanto
> eles merecem receber esse reconhecimento e o quanto eles são dignos de
> realmente ter essa visibilidade. Então, os alunos escrevem textos para esses
> trabalhadores,” reforçou a professora.

A educadora disse também que as atividades acontecem com os alunos indo conhecer
as realidades dos grupos homenageados, mas também com os trabalhadores indo
conhecer a realidade da escola.

Ela disse que a partir dessas ações, os alunos também passaram a se enxergar
como agentes que precisam de acolhimento e visibilidade

Projeto em escola promove valorização de profissionais de economia
solidária no interior do Ceará. – Foto: Reprodução

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[https://de.globo.com/ce/ceara/edicao/2023/09/08/assista-aos-videos-mais-vistos-do-ceara.ghtml]

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