Última atualização 20/04/2022 | 15:41
Começar um negócio pode ser muito difícil sem orientação especializada. Pensar em todos os detalhes, considerar os aspectos e públicos relacionados e vencer as barreiras econômicas depende de estratégia. Pensando nesse público, a Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu inscrições para apoiar a criação e desenvolvimento desses negócios que terão a marca da instituição de ensino.
Até nesta sexta-feira (22), donos e interessados em ter empreendimentos inovadores poderão pleitear vagas nos Programas de Pré-Incubação e Incubação do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG. Os selecionados terão direito ao “selo empresa incubada do CEI durante o programa”, orientação sobre o depósito de patentes, registro de marcas e outras modalidades de propriedade intelectual e assessoria de comunicação e imprensa e identificação de linhas de financiamento e fomento, por exemplo.
Ao considerar o cenário atual, a tendência é de alta adesão. A pandemia e o desemprego ajudaram a impulsionar as pessoas a abrirem seus próprios negócios. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os microempreendedores individuais correspondem a cerca de 80% dos CNPJ criados no ano passado. As estatísticas, no entanto, mostram que a falta de planejamento faz cerca de 29% delas fecharem as portas.
Os participantes terão acesso ao programa em duas modalidades sendo 55 vagas ao todo. Em uma delas, na Pré-Incubação , o grupo é formado por quem tem uma ideia de negócio, mas não possui registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Já na Incubação farão parte startups, spinoffs e empresas inovadoras com CNPJ. Todas as atividades dos selecionados serão individuais. O formulário para preenchimento e mais informações estão disponíveis pelo site em cei.ufg.br