Entenda como será constituído o conselho da potencial SAF do Fluminense
A diretoria do clube apresentou essa proposta ao Conselho Deliberativo na noite de segunda-feira passada. André Rizek, renomado jornalista esportivo, explicou o andamento do processo da SAF no Fluminense, levando transparência e clareza aos torcedores e interessados no assunto.
O Fluminense fez uma apresentação na última segunda-feira da proposta de compra da SAF, que será formada caso os conselheiros e os sócios aprovem a iniciativa. A sociedade terá um conselho formado por oito membros, sendo seis do fundo de investimentos gerido pela LZ Sports e dois do clube associativo.
Uma das cadeiras do fundo será ocupada por Carlos de Barros, sócio da Lazuli Partners que reuniu os investidores para apresentar a proposta de compra. Outra será do CEO da SAF, que será escolhido após a conclusão da aquisição. O atual presidente tricolor, Mário Bittencourt, é um dos cotados para ocupar o cargo.
As outras quatro vagas da LZ Sports serão preenchidas por critérios técnicos, com um membro ligado ao futebol, um de marketing esportivo, um da área de finanças e um do jurídico. É importante ressaltar que todos os investidores deste fundo concordarão com regras de votação, impedindo que o clube seja travado em caso de discordância.
O clube associativo terá duas vagas que serão preenchidas pelo presidente eleito e por um membro do clube indicado por ele. Mário Bittencourt é o atual presidente, mas não pode ser reeleito. O vencedor da eleição que acontece na segunda quinzena de novembro será responsável por tomar essa decisão.
Diferentemente de algumas SAFs no Brasil, a ideia é que o associativo tenha voz ativa no conselho, mesmo com participação minoritária. Esses conselheiros não terão influência nas decisões diárias do futebol, deixando essas atribuições a cargo do CEO. Apenas decisões muito importantes subirão para os conselheiros, como vendas de grande porte de atletas, por exemplo. O nome do CEO ainda não está definido, havendo interesse dos investidores em Mário Bittencourt, mas sem acerto confirmado.