Conheça Tampa: o símbolo da alegria e cultura popular no Recife

conheca-tampa3A-o-simbolo-da-alegria-e-cultura-popular-no-recife

Conheça Tampa, apaixonado pelo carnaval e presença garantida em festas populares no Grande Recife

José Flaviano Fonseca é o homem por trás da fantasia colorida que é marca registrada no carnaval e no São João na capital pernambucana e em Olinda. Personagem onipresente nas festas populares, Tampa declara amor ao Recife
[https://s02.video.glbimg.com/x240/13540125.jpg]

Pai de três filhos, casado, auxiliar de serviços gerais no Hospital dos Servidores do Estado e, nas horas vagas, símbolo da alegria e da cultura popular. Este é José Flaviano Fonseca, mais conhecido como Tampa, que é presença garantida nas festas no Recife
[https://DE.DE.DE/pe/pernambuco/cidade/recife/] e em Olinda
[https://DE.DE.DE/pe/pernambuco/cidade/olinda/], como carnaval e São João, e foi reconhecido, em 2023, pela Câmara Municipal do Recife, como artista popular que orgulha a cidade (veja vídeo acima).

“A ideia veio de mim mesmo. […] Eu brincava com minha esposa, mas não era fantasiado, era sempre de bermuda, como os foliões brincam. Aí veio na minha ‘teia’ [telha]: ‘vou fazer uma roupa de tampas’”, disse sobre o figurino feito de tampinhas de garrafas PET, que é a sua marca registrada.

Tampa mora no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, e divide a rotina entre o trabalho, a família e a paixão por celebrar a cultura pernambucana.

> “De criança a adulto, pedem para tirar uma foto comigo. Eu me sinto orgulhoso de tirar uma foto e ver que sou um cara da cultura do Recife e de Olinda, do carnaval”, contou Tampa.

José Flaviano Fonseca é mais conhecido como Tampa. A esposa dele, Ana Paula Maria, sempre apoiou o marido e foi quem fez a primeira fantasia que virou marca registrada do Tampa. “Ele pediu para fazer uma roupa de tampas. Eu fiz uma calça comprida e deu muito trabalho. Fiz a camisa, a meia e um boné”, afirmou a dona de casa.

Tempos depois, quem passou a ser responsável pelas fantasias foi a filha, Flaviana Larissa dos Santos Fonseca. Ela tem muito orgulho do pai e sente prazer em produzir os figurinos que fazem sucesso nas festas culturais.

Tampa virou um personagem querido pelo público e reconhecido por sua dedicação. Tanto que aparece numa foto de no livro “Frevo: 100 anos de folia”, um orgulho que ele faz questão de mostrar aos amigos, à família e aos colegas de trabalho.

A história de Tampa vai ocupar um lugar de destaque no Paço do Frevo, o museu localizado no Bairro do Recife, na área central da capital pernambucana. A foto dele vai integrar a nova exposição do espaço. De forma simples, mas com brilho e cores, Tampa mostra que celebrar a cultura é também celebrar a própria identidade, o que ele faz com maestria.

“Eu me orgulho de ser recifense. Não troco essa terra por nada. Eu gosto do Recife, está no sangue. Sou muito orgulhoso”, falou Tampa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp