Press "Enter" to skip to content

Conheça técnicos estrangeiros que comandaram a Seleção Brasileira

Última atualização 13/12/2022 | 17:58

Tite anunciou sua saída, após o Brasil ser eliminado pela Croácia nas quartas de finais, na Copa do Mundo deste ano. Para ocupar o lugar do treinador, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno sugeriu o Italiano Carlo Ancelotti, que atualmente comanda o Real Madrid.

Outros atletas protestaram contra a ideia de contratar um técnico de fora do país. No entanto, o Brasil já foi treinado por estrangeiros, confira:

Ramón Platero

O Uruguaio, foi o primeiro técnico estrangeiro a comandar o time do Brasil. Comandou durante o Sul-Americano de 1925. O treinador convocou os jogadores, montou a escalação e não teve interferência da diretoria.

Ramón Platero foi um personagem marcante no futebol brasileiro nas décadas de 20 e 30, conseguindo treinar simultaneamente o Flamengo e o Vasco, em 1922.

Joreca Lima

O treinador Português, se destacou como técnico do São Paulo Futebol Clube. Jorge Gomes de Lima, começou como jornalista esportivo, ganhou visibilidade como cronista e comentarista de rádio.

Ele tornou-se técnico por comentar com propriedade e conhecimento. Joreca Lima comandou a Seleção Brasileira durante dois jogos e venceu todos os jogos, em 1944.

Filpo Nuñez

Nascido na Argentina, Filpo Nuñez foi técnico da Seleção em 1965 em uma partida, em situação nada convencional para os dias atuais.

A partida foi na inauguração do Estádio do Mineirão. Na ocasião, o time do Palmeiras vestiu o uniforme da Seleção e ganhou da Seleção Uruguaia por 3 a 0.