A natureza é cheia de surpresas, e fenômenos raros sobre os quais a humanidade ainda não tem total conhecimento nem capacidade de explicar. Ações da natureza que ocorrem sem intervenção humana e que raramente são registradas, sempre atraem os olhares curiosos. Isso porque, a natureza sempre pode nos surpreender um pouco mais, seja por sua beleza ou por realizar incríveis fenômenos naturais. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 dos mais raros e surpreendentes fenômenos da natureza.
10. Árvores arco-íris
O eucalipto arco-íris é uma árvore alta e única, por ser o único eucalipto encontrado na floresta tropical e apenas uma das quatro espécies encontradas fora da Austrália. Pode ser encontrado nas Filipinas, na Indonésia e na Papua Nova-Guiné, onde pode crescer até aos 76 metros. À medida que o eucalipto vai descascando, primeiro revela uma casca interna verde-clara. Com o tempo, a casca envelhece em cores diferentes – azul, roxo, laranja e vermelha. As estrias coloridas são criadas devido ao fato de a árvore não se descascar de uma só vez. Lentamente, com o tempo, diferentes camadas caem, enquanto outras áreas expostas já começaram a envelhecer, levando a formação do aspecto colorido da árvore.
9. Raios saindo de vulcões
Para que aconteça uma tempestade de raios em cima de vulcões é preciso que as nuvens estejam com uma alta carga elétrica estática. Quando o vulcão em erupção arremessa com força fragmentos nessas nuvens, essa carga elétrica se transforma em grandes raios. Em 2020, nas Filipinas, a erupção do vulcão Taal gerou cerca de 300 raios.
8. Tempestade “eterna”
A chamada tempestade eterna é um fenômeno natural raro que ocorre apenas na Venezuela. Elas ocorrem, em média, 150 dias a cada ano e duram até 10 horas em cada ocorrência. A região também carrega a fama de possuir a maior concentração de relâmpagos de todo o planeta.
7. Arco-íris branco
Um arco-íris branco ou arco branco é um fenômeno óptico e meteorológico provocado pela reflexão e refração da luz solar em gotas de águas suspensas que constituem uma neblina. Visualmente se apresenta como um arco similar a um arco-íris, mas monocromático, na cor branca, devido as pequenas dimensões das gotas de água que não permitem a dispersão da luz e, em consequência, a sua separação nas cores que compõem o espectro visível.
6. Cachoeira de fogo
No Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, ocorre um fenômeno de tirar o folego: a imagem de uma cascata de lava escorrendo do topo de uma montanha. Na verdade, o fenômeno não passa de uma ilusão de ótica! A Firefall, como é chamada nos Estados Unidos, acontece quando a luz solar atinge um ângulo específico da montanha Horsetail Fall, onde está caindo uma determinada quantidade de água devido ao derretimento de neve acumulada no topo da montanha. O resultado é uma cachoeira que brilha em laranja e vermelho ao pôr do sol. O fenômeno é bem raro e só pode ser observado em alguns dias de fevereiro, quando as condições climáticas estão propensas para que isso ocorra.
5. Caverna de Waitomo
A caverna de Waitomo é conhecida como a caverna de teto estrelado. O segredo está nas larvas que habitam o teto e “brilham no escuro”, fazendo com que os visitantes sintam que estão na presença de um céu estrelado. Entre os fenômenos naturais raros, este é um dos mais buscados pelos turistas de todo o mundo. A caverna está localizada na Nova Zelândia.
4. Nuvens ciclônicas
O fenômeno é raro e tem maior possibilidade de ocorrer no inverno, porque o vento – em níveis mais altos da atmosfera nesta época – geralmente é mais forte. Estas nuvens são um perigo real para aviões por causa das áreas de turbulência.
3. Flores congeladas
Esse fenômeno ocorre em locais onde a temperatura é baixíssima, como no Oceano Ártico por exemplo. Isso porque, para que aconteça, é preciso estar frio o suficiente para que pequenas quantidades de gelo que estão flutuando na água congelem as gotas que estão ao seu redor, formando uma reação em cadeia.
2. Marés vermelhas
O fenômeno da maré vermelha é causado por um desequilíbrio ecológico: quando algas tóxicas de determinadas espécies se proliferam de maneira excessiva em rios, lagoas ou mares, há uma alteração na cor da água — que se torna amarela, laranja, vermelha ou até marrom. O aumento dessas algas, por sua vez, pode estar relacionado a vários aspectos: sal mineral em excesso, oscilação térmica ou mudanças na salinidade da água.
1. Lava azul
É do vulcão Kawah Ijen, que fica na província de Java Oriental, na Indonésia, que se capturam as fotos mais fascinantes. Ao anoitecer, a lava que escorre desse vulcão parece ser azul florescente. Seria magnífico dizer que existem outras cores e tipos de magma, porém, o que escorre do Kawah Ijen, na verdade, é o magma de cor laranja já conhecido por todos e as manchas azuis são chamas resultadas da queima de gases a base de enxofre que saem do vulcão a alta pressão e temperatura.