Consagração a Nossa Senhora ganhou novas frases após oração de Papa Francisco em Aparecida
Ex-pontífice esteve no Santuário Nacional em 2013 e rezou a prece com novas frases que fazem menção a Jesus Cristo.
Papa Francisco beija imagem de Nossa Senhora Aparecida em missa no Santuário Nacional, em 2013 — Foto: Carlos Santos/g1
A oração de consagração a Nossa Senhora, uma das mais tradicionais dos devotos da Padroeira do Brasil, ganhou novas frases após a passagem de Papa Francisco por Aparecida (SP), em 2013. O ex-pontífice incluiu duas menções a Jesus Cristo na oração proferida por ele durante a missa solene que celebrou no Santuário Nacional, em 24 de julho de 2013. Desde então, o novo texto passou a ser adotado – veja abaixo as alterações.
As frases foram adicionadas foram “pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo” e “vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe”. Elas entraram no primeiro e no terceiro parágrafo, respectivamente.
O texto da consagração é de origem popular e foi publicado em 1904, em um livro chamado ‘Manual do Devoto’. A partir de 1955, a prece se consolidou entre os fiéis.
Em 2013, a reitoria do Santuário Nacional informou que já estava prevista uma atualização na oração. Papa Francisco foi convidado a rezá-la pela primeira vez assim que a Santa Sé autorizou as inclusões das duas frases.
O dia de Nossa Senhora é celebrado neste domingo, 12 de outubro. Milhares de fiéis visitam o Santuário Nacional, em Aparecida, neste fim de semana.
Veja a íntegra da oração (os novos trechos estão em negrito):
“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.
Assim seja!”
VEJA MAIS SOBRE O VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA
50 vídeos