Conselho de Ética analisa representações contra deputado por briga em Curitiba

conselho-de-etica-analisa-representacoes-contra-deputado-por-briga-em-curitiba

Conselho de Ética recebe oito representações contra deputado Renato Freitas

Todos os pedidos são por quebra de decoro parlamentar. Eles deverão ser reunidos em um único processo. Deputado foi filmado trocando socos com manobrista em Curitiba.

Novas imagens mostram briga entre deputado e manobrista

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu oito representações contra o deputado estadual Renato Freitas (PT).

Câmeras de segurança e pessoas que estavam no local registraram uma troca de socos entre o deputado e o manobrista Wesley de Souza Silva, em Curitiba, na manhã da última quarta-feira (19). Renato Freitas quebrou o nariz e foi encaminhado para atendimento médico. Wesley teve ferimentos na região do olho.

À RPC, Freitas afirmou que estava se defendendo e que desconfiava que a confusão foi iniciada por motivação ideológica. O manobrista nega e diz que não sabia quem era Freitas. Ambos registraram Boletim de Ocorrência (B.O).

As oito representações foram movidas por vereadores, deputados estaduais e representantes de organizações políticas, entre quarta e esta segunda-feira (24).

Uma nova reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar será realizada nesta terça-feira (25) para definir a relatoria das ações contra Freitas, que deverão ser aglutinados numa ação única, segundo o deputado Delegado Jacovós (PL), presidente do conselho.

A decisão está de acordo com o novo Código de Ética da Alep, promulgado no fim de setembro, que exige que as pautas do Conselho sejam divulgadas com antecedência mínima de 24 horas. Por meio de nota, a assessoria de Freitas informou que vai aguardar a definição do relator do caso.

PRÓXIMOS PASSOS

Após a nomeação do relator, Freitas será citado e terá dez dias para arrolar defesa e testemunhas. Em seguida, o relator tem três dias para apresentar um parecer – podendo representar continuidade do processo por cassação, arquivamento ou suspensão de direitos. Depois serão arroladas testemunhas, podendo ser solicitadas perícias e laudos. Caso todo o procedimento seja instaurado, é previsto que o processo leve de 60 a 90 dias úteis, se estendendo até março de 2026.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp