O Consórcio Limpa Gyn só assumirá a remoção de entulho na região Leste de Goiânia a partir do dia 10 de junho. A nova data foi divulgada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), para adequação das rotas nas regiões Leste e Norte, onde o consórcio já atua desde abril. A previsão inicial era de assumir a coleta de lixo integralmente na próxima segunda-feira.
Atualmente, o Consórcio Limpa Gyn é responsável por 51,11% dos serviços de coleta domiciliar, 33% da varrição mecanizada nas regiões Oeste, Leste e Norte e 25% da remoção de entulho na região Norte. O prazo foi prorrogado para 10 de junho, quando ele também passará a ser responsável pela região Oeste.
Na região Sul da capital, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) continuará a coleta de lixo domiciliar até 30 de junho. A partir de 1º de julho, o Consórcio Limpa Gyn assumirá integralmente a coleta de lixo doméstico em toda a cidade.
No primeiro mês de atuação, entre 22 de abril e 19 de maio, o consórcio percorreu mais de 7,3 mil quilômetros, recolhendo 15 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos e mais de 5 mil toneladas de entulhos nas regiões Leste e Norte.
Embora tenham ocorrido alguns problemas pontuais, o secretário Denes Pereira, titular da Seinfra, afirmou que estão sendo corrigidos diariamente. “O consórcio é fiscalizado pela Seinfra para garantir o cumprimento do contrato, que está sendo realizado conforme o acordado”, disse Pereira.
Segundo o secretário, houve um avanço significativo na qualidade do serviço prestado pelo consórcio. A Seinfra está auxiliando na criação de um ponto de transbordo na região Leste para otimizar o trabalho e solucionar os gargalos iniciais. Até que todos os problemas sejam resolvidos, o consórcio operará com 30 caminhões por turno.
No mesmo período, a Comurg recolheu aproximadamente 28 mil toneladas de lixo doméstico entre 1º e 30 de abril, considerando que a coleta foi restrita às regiões Sul e Oeste a partir de 23 de abril. A medição de maio ainda está em andamento. Após o período de transição, a Comurg ficará responsável por serviços de urbanização e outros.