A obra da Fiol, 1ª do Novo PAC, teve seu contrato suspenso com 75% de avanço. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou que a obra fosse finalizada antes do fim de seu mandato, em 31 de dezembro de 2026. A construção do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que liga Caetité a Ilhéus, na Bahia, foi interrompida com 75% das obras concluídas.
Nesta primeira etapa, com extensão de 537 km, o contrato de obras foi desmobilizado na última segunda-feira (31/3), conforme divulgado pela Bamin, subsidiária do Grupo ERG e responsável pelo projeto. Em nota divulgada nesta terça-feira (1º/4), a Bamin informou que rescindiu o contrato com a construtora Prumo Engenharia, mantendo os serviços de manutenção e as obrigações socioambientais do Projeto Integrado Pedra de Ferro. A empresa segue em busca de investidores para viabilizar a continuidade do projeto, tendo investido R$ 784 milhões na ferrovia desde o início da concessão em 2021.
Em julho de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) como a primeira obra do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Metrópoles tentou contato com a Prumo Engenharia, porém não obteve retorno até o momento. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) alertou que a interrupção do contrato pode resultar em demissões em massa, ressaltando a importância do diálogo com o sindicato e a transparência nas ações da empresa.
A concessão da Fiol Trecho 1, firmada em setembro de 2021 com o Ministério da Infraestrutura, tem prazo de 35 anos. A ferrovia passará por 19 municípios e terá capacidade para transportar até 60 milhões de toneladas de carga por ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou a conclusão da obra até dezembro de 2026 durante visita à Bahia em agosto de 2023, destacando a importância de evitar novos entraves políticos que possam paralisar o projeto novamente.
Os Trechos 2 e 3 da Fiol, entre Caetité e Barreiras (485 km) e de Barreiras a Figueirópolis (505 km), respectivamente, estão sob responsabilidade do Governo Federal e seguem em andamento. A continuidade e conclusão desses trechos são fundamentais para a integração logística do país. Fique por dentro de todas as notícias do Metrópoles no Telegram para acompanhar de perto o desenrolar desse e de outros acontecimentos.