Construção de ponte vai substituir balsa na GO-338, entre São Luiz do Norte e Goianésia

construcao-de-ponte-na-GO-338_Goinfra-1215x911

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) trabalha na construção de uma ponte de concreto para substituir Balsa Júlia, na travessia do Rio das Almas, na GO-338, entre São Luiz do Norte e Goianésia.

A intervenção, executada com recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), recebe aplicação prevista de R$ 20,5 milhões, com o propósito de facilitar o acesso entre os municípios e distritos da região Norte do estado.

Equipes técnicas da autarquia atuam em frentes simultâneas, com aterros nas margens, produção de longarinas e fixação da armadura da fundação.

Obra da ponte na GO-338

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, explica que a meta, com essa divisão, é concluir concretagens ainda na estiagem para que a obra possa avançar independentemente do início das chuvas e da cheia do rio.

“A ideia é adiantar o que for possível na parte de infraestrutura ainda em solo, como a concretagem das longarinas – responsáveis por distribuir o peso do tráfego sobre as futuras colunas. Enquanto isso, vamos produzindo a ferragem da fundação para realizá-la mesmo em período chuvoso por meio do apoio náutico. Assim, a cheia do Rio das Almas não deve interferir na continuidade dos trabalhos”, destaca.

A previsão é de que a obra seja entregue em 2026.

Além de São Luiz do Norte e Goianésia, a travessia vai beneficiar municípios como Hidrolina, Itapaci e Pilar de Goiás.

“É uma obra aguardada pelas comunidades regionais, que vai melhorar a logística intermunicipal, dinamizar o escoamento da produção agroindustrial e promover mais segurança na circulação de pessoas, especialmente durante as chuvas”, ressalta o presidente.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp