A restituição continuará disponível no banco durante um ano
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (09), consulta ao lote residual de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), referente aos anos de 2018 a 2017. Para conferir se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página online da Receita, ou ligar no telefone 146.
Mais de 70 mil contribuintes terão o crédito bancário realizado do dia 16 de abril, somando R$ 180 milhões, sendo mais de R$ 86, 900 milhões para contribuintes que têm preferência no recebimento como: 17.754 idoso e 1.661 pessoas com algum tipo de deficiência física, mental ou doença grave.
Ao fazer a consulta online, será possível que o contribuinte acesse o extrato de sua declaração e conferir se há inconsistências nos dados identificadas no processo. Neste caso, diante das inconsistências ele poderá realizar a autorregulação, através da entrega de declaração retificadora, de acordo com a Receita.
A restituição continuará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate durante esse prazo, deve fazer o requerimento na internet, por meio do Formulário Eletrônico.
Segundo a Receita, caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento.
Aplicativo para tablets e smartphones
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo que facilita a consulta diretamente às declarações do Imposto e a situação cadastral no CPF.