Consumidores de SP planejam gastar R$ 250 na Páscoa, beneficiando pequenos negócios

RS - PÁSCOA/VENDAS/PANDEMIA - ECONOMIA - Venda de ovos de Páscoa na cidade de Porto Alegre (RS), nesta segunda-feira, 22. O   setor está diretamente impactado pela pandemia do coronavírus (covid-19). Diante   deste quadro, marcas e logistas investem nas vendas via e-ecommerce e delivery.    22/03/2021 - Foto: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em São Paulo

Consumidores pretendem gastar em média R$ 250

Os consumidores do estado de São Paulo planejam gastar, em média, R$ 250 com suas compras durante o feriado da Páscoa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, as vendas deste período devem beneficiar 61 mil pequenos negócios na região.

A pesquisa Indicadores Sebrae-SP, conduzida em colaboração com a Fundação Seade, mostra que dos 61 mil estabelecimentos beneficiados, 41 mil são microempreendedores individuais (MEIs) e os outros 20 mil são micro e pequenas empresas.

Metade dos brasileiros pretende adquirir ovos de Páscoa, conforme aponta uma pesquisa. Além disso, um instituto destaca dicas para compras durante este período festivo. O preço da cesta de produtos típicos da Páscoa registrou uma queda de 0,4% no país. Os ovos de Páscoa se destacam como líderes de vendas entre os pequenos negócios, apontados por 74% dos entrevistados, seguidos dos chocolates em geral (59%) e ingredientes e bebidas para refeições festivas, como peixes e azeite.

Os consumidores optam pelos pequenos empreendimentos devido aos preços praticados, mencionados por 37% dos participantes da pesquisa. A qualidade do produto e as ofertas vêm em seguida, com 33% e 27% das menções, respectivamente.

A pesquisa realizada pelo Sebrae-SP também revela que o valor gasto nesta Páscoa nos pequenos negócios deve ser 42% maior em relação ao ano anterior. Cerca de 32% dos entrevistados afirmaram que vão gastar valores semelhantes a 2024, enquanto 16% pretendem ter uma Páscoa mais econômica do que a última.

De acordo com o consultor do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves, a pesquisa aponta que 48% dos consumidores que planejam gastar mais nesta Páscoa acreditam que o aumento ficará entre 5% e 10%. Os pequenos negócios dependem fortemente do consumo interno, sendo assim, seu faturamento é diretamente impactado pelas vendas em datas comemorativas, como a Páscoa, que é relevante para diversos segmentos do varejo de alimentos.

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