Press "Enter" to skip to content

Consumo de peixe sobe e procura na Semana Santa aumenta 20%

Última atualização 23/02/2023 | 09:47

A orientação para o consumo de pescado durante a quaresma já não é mais tão seguida à risca pelos cristãos. O período de 40 dias que começam a ser contados nesta quarta-feira de cinzas, 22, e segue até o domingo de páscoa, em abril, tem maior procura por peixe na chamada Semana Santa. A demanda sobe 20% faltando pouco para o fim do jejum de carne vermelha. 

 

O empresário Nivaldo Medeiros explica que as pessoas têm optado pela proteína ao menos uma vez ou duas vezes por semana ao longo do ano. O comportamento das pessoas mudou e, agora, a quaresma já não é sinônimo de aumento repentino nas vendas. Na Peixaria Central, da qual é proprietário, os clientes assíduos e esporádicos encontrarão reajuste no preço. 

 

Os peixes encareceram em 5%, sendo a maior alta sobre o mais procurado: a tilápia, que é a preferida dos brasileiros. A espécie ficou 20% mais salgada em um ano, passando o filé a ser comercializado a R$ 43,90 o quilo. O mais barato é o mapará áqua doce, que é encontrado por R$ 14,90 o quilo. Pintado, dourada, piramutaba, filhote e pirarucu também são bastante procurados na peixaria. 

 

“Antes o pessoal comia peixe só na quaresma. Hoje não, a opção é durante o ano todo. Tem muita peixaria em Goiânia, o que não era uma realidade no passado. A capital cresceu e o número desse tipo de estabelecimento também. Estamos vendendo mais peixe o ano todo. O pessoal gosta muito de filé de tilápia, mas falta no mercado. É a lei da procura”, explica Nivaldo.

 

Embora considerada a número um no ranking de proteínas, a carne vermelha vem perdendo espaço na mesa do brasileiro e ganhado fortes concorrentes. O consumo de peixe cresceu, alcançando 10,5 kg de per capita no ano de 2021, de acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). A explicação se baseia tanto no custo quanto na adoção de hábitos saudáveis.

 

Uma alternativa para muitos cristão interessados em seguir a penitência são os ovos. A opção para substituir as carnes já havia ficado mais caro nos últimos meses e deve avançar ainda mais com a perspectiva de maior procura durante a quaresma. O cenário foi apontado pelo Centro de Pesquisas Econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Cepea). 

 

A falta do produto no mercado fez os preços dispararem, atingindo recorde comparado a 2013. Os produtores reduziram a atividade devido ao custo, o que elevou o preço da caixa. O tipo branco subiu 14% e o vermelho 15,7%. O item pode ficar ainda mais caro se houver registro de gripe aviária. Nos Estado Unidos, o registro ocasionou desabastecimento de ovos e frango.

 

Orientações

Para os cristão, a quaresma é momento de reflexão, a celebração traz à memória dos fiéis o caminho que Jesus fez rumo à Paixão, Morte e Ressureição. As regras consistem em dois dias obrigatórios de jejum e abstinência da carne na Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira da Paixão. No decorrer desse período, cada fiel pode cultivar e cumprir um propósito individual, como deixar de consumir, beber ou assistir algo. Idosos, pessoas com problemas de saúde, com dieta balanceada e com recomendação médica não são aconselhados a cumprir essas práticas.