Conta de água vai ficar mais cara em Goiás

Manutenção deixa bairros de Aparecida de Goiânia sem água

A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) aprovou o reajuste na conta de água em Goiás. Com isso, o valor vai ficar 7,2% mais caro no estado, a partir do próximo mês de abril. O cálculo do reajuste levou em conta o aumento da inflação e as despesas por parte da Saneago.

Reajuste na conta de água

Anualmente, há o reajuste no valor da conta de água em Goiás. Em 2023, aconteceu uma revisão com cálculos mais aprofundados, considerando principalmente a inflação de 7,12%, mas levando em conta também o fator de produtividade da Saneago, como custos gerenciais e despesas.

Devido à metodologia, a conta de água vai encarecer. Nos três próximos anos, vai ocorrer apenas um reajuste tarifário até 2027, quando haverá um novo cálculo. E assim, sucessivamente. Tais reajustes têm autorização de leis federais e estaduais.

Ligações clandestinas em Goiás

Nos últimos três anos, as ligações de água clandestinas totalizaram 5.398 mil registros em Goiânia. Em Goiás, os famosos “gatos” chegaram a 39.584 domicílios. A maior parte das irregularidades ocorre na região do entorno do Distrito Federal, de acordo com a Saneago. A prática pode desencadear problemas de saúde e ainda pesar no bolso do contribuinte que não comete o furto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp