Conta de luz terá taxa extra para bancar usinas térmicas

conta-de-luz-tera-taxa-extra-para-bancar-usinas-termicas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a conta de luz terá novamente uma taxa extra para cobrir os custos das usinas térmicas em maio. Com a bandeira amarela em vigor, a taxa adicional será de R$ 1,88 por cada 100 kWh consumidos. Segundo a Aneel, essa medida se deve à previsão de pouca chuva e à consequente necessidade de utilização de energia mais cara.

Para o consumidor, isso significa um aumento no valor da conta de luz, uma vez que a cobrança da taxa extra impacta diretamente no bolso dos brasileiros. A bandeira amarela já estava em vigor desde 2020, mas foi suspensa devido a fatores econômicos ocasionados pela pandemia. Agora, a retomada dessa taxa se faz necessária devido à expectativa de menor volume de chuvas nos próximos meses.

Com a taxa extra em vigor, o consumidor deve redobrar a atenção ao uso consciente de energia elétrica, buscando formas de economizar e evitar um aumento significativo na conta de luz. As usinas termelétricas são acionadas principalmente em períodos de seca ou quando há necessidade de complementar a geração de energia hidrelétrica.

A Aneel ressalta a importância da conscientização sobre o uso responsável de energia, visando não apenas a redução de custos para o consumidor, mas também a preservação dos recursos naturais. Com a bandeira amarela em vigor, é fundamental que a população esteja atenta às orientações para economizar energia e contribuir para um consumo mais sustentável.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp