Press "Enter" to skip to content

Contas de apoiadores de Bolsonaro são suspensas do Twitter

Em decisão polêmica do STF, nesta sexta-feira, dia 24, o twitter suspendeu diversas contas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O Bloqueio temporário foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, como parte do contexto do inquérito das fake news – que apura possíveis notícias falsas produzidas contra autoridades.

A justificativa é a necessidade de “interromper discursos criminosos de ódio” e teria sido solicitada ainda em maio, mesmo período que aliados de Bolsonaro foram alvo de mandatos de busca e apreensão em suas residências.

Os influenciadores estão enter jornalistas, empresários e políticos e têm grande movimento e apoio do eleitorado do presidente nas redes sociais. Entre eles, Allan dos Santos, Sara Winter, Luciano Hang, roberto Jefferson (ex-deputado federal) e Bernardo Pires Küster (youtuber).

A Polícia Federal investiga se as publicações dessas contas são disseminadas por “robôs” para aumentar o engajamento, sendo um mecanismo financiado por empresários ‘de maneira velada’. Os acusados, há meses, criticam as atitudes “totalitárias” de Ministros da Suprema Corte do Brasil (STF), e os acusam de “legislar” ao invés de julgar. Também se dizem vítimas de censura nas redes e se riem dos supostos “robôs”. A Polícia Federal ainda não apresentou provas do inquérito.

O que você acha? Censura ou “fim” do discurso de ódio? Deixe sua opinião.