Press "Enter" to skip to content

Contratado pelos EUA, ator de Quico faz propagandas contra imigração ilegal no México

Última atualização 03/10/2023 | 14:56

Famoso pelo personagem do seriado mexicano “Chaves”, Quico, está protagonizando uma campanha dos Estado Unidos no México contra a imigração legal. Contratado pelo governo dos EUA, o ator Carlos Villagrán, voltou ao icônico papel em um vídeo divulgado pela Embaixada do país. Apesar de nostálgico, a mensagem se tornou polêmica. 

No vídeo, Quico pede aos compatriotas que não tentem entrar no país norte-americano de forma ilegal, em tentativa de diminuir os índices de entrada de imigrantes em Washington pelas fronteira do México, que vem batendo recordes.

“Olá, amigos. Primeiro de tudo: Calem-se, calem-se, calem-se, vocês me deixam loucos! Tenho algo muito importante para dizer: não cruzem a fronteira dos Estados Unidos, porque seu pai, sua mãe, seu tio, seu cachorro, seu gato, seu periquito, todo mundo pode estar em perigo. O melhor é cruzar (a fronteira) de forma legal. Vamos lá. Se você fizer isso (cruzar de forma legal), aí sim vou gostar de você”, diz Quico em vídeo. 

Polêmica

Apesar de soar nostálgico, a mensagem acabou gerando uma série de críticas por parte dos mexicanos. Nas redes sociais, internautas chamaram o intérprete do Quico de “insensível às crises econômicas e políticas que vivem muitos desses compatriotas e outros latino-americanos que tentam entrar nos EUA pelo México”.

Algumas das críticas realizadas pelos internautas foram que Villagrán “entrou no personagem”, já que em Chaves, Quico é o menino rico da vila, quase sempre alheio aos problemas das crianças pobres. 

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou na segunda-feira, 02, que cerca de 10 mil pessoas chegaram por dia à fronteira entre os EUA e o México só na semana passada.

Assista ao vídeo do polêmico de Quico: