Valores, produtos e risco jurídico: entenda por que o Corinthians escolheu a Nike em vez da Adidas
Veja as diferenças das duas propostas e saiba detalhes do contrato que terá duração de dez anos
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Foram meses de negociação até que o Corinthians decidisse, na noite da última terça-feira, renovar o contrato com a Nike até o fim de 2035. O clube também tinha em mãos uma proposta da Adidas e analisou até o último minuto a possibilidade de mudar de fornecedor de material esportivo após 22 anos.
As ofertas das duas empresas eram parecidas no aspecto financeiro, mas o Corinthians acredita que ganhará mais com a Nike. Porém, a escolha em permanecer com a empresa norte-americana vai muito além do aspecto financeiro.
Para fechar o acordo, o presidente interino Osmar Stabile reuniu diretores de diferentes departamentos (marketing, financeiro, jurídico), além de membros de órgãos de controle do clube, como o Conselho Deliberativo e o Conselho de Orientação.
A Nike pagará R$ 59 milhões fixos ao clube por ano. Esse montante será corrigido anualmente pela inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). Essa atualização do valor não existia no contrato anterior. A Adidas oferecia valor próximo, cerca de R$ 55 milhões por ano. Deste total, R$ 35 milhões representavam o mínimo garantido de royalties, parcela que não seria corrigida pela inflação.
Enfrentando dificuldades financeiras, o Timão acertou a antecipação de parte do valor do contrato – a quantia é mantida em sigilo, mas tratada como importante para ajudar o fluxo de caixa do clube. A primeira das três parcelas será paga já neste ano.
O Corinthians acredita que com o novo acordo irá resolver uma velha reclamação de seus torcedores: a falta de produtos à venda nas lojas. A Nike se comprometeu a pagar pelo menos R$ 38 milhões em royalties ao clube por ano, praticamente o dobro do que no contrato anterior. A empresa terá total interesse em abastecer o mercado para turbinar as vendas e fechar essa conta.
Este foi um dos fatores mais importantes para o Corinthians não fechar com a Adidas. Em caso de assinar com a empresa alemã, o clube muito provavelmente enfrentaria uma disputa judicial longa e custosa devido a uma cláusula de renovação automática acionada pela Nike unilateralmente. A empresa alemã não aceitou assumir o possível custo, e a diretoria do Timão optou por não correr esse risco.
O Corinthians acredita ter um dos melhores contratos de material esportivo do País com a renovação com a Nike até 2035. A companhia trata o clube como prioridade no Brasil e é a única fornecedora para o time da Série A. Com o novo acordo, o Timão terá melhorias na distribuição internacional de produtos e um incremento considerável nos materiais destinados ao clube.