Contratos aprovados: Concessionárias assumem pedágio do Paraná

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Contratos dos lotes 3 e 6 do pedágio do Paraná são aprovados e concessionárias
podem iniciar operações

Concessionárias têm até 11 de maio para assumir os trechos que, somados, possuem
1.231 quilômetros de extensão e passam por cidades como Londrina, Cascavel e
Ponta Grossa.

Assinaturas dos contratos dos lotes 3 e 6 acontecem nesta sexta (11). —
Foto: Gabriel Rosa – AEN

Os contratos de concessão das rodovias dos lotes 3 e 6 do pedágio do Paraná
foram aprovados pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT).

A informação, confirmada nesta quinta-feira (10), marca o início do prazo até 11
de maio para que a CCR S/A e o Grupo EPR iniciem as operações nas estradas.

Os dois contratos têm vigência de 30 anos e as assinaturas serão de forma
eletrônica. No acordo, a CCR S/A terá que fazer investimento total de R$ 16
bilhões e a EPR, de R$ 20 bilhões.

Em contrapartida, as duas concessionárias têm permissão para cobrança de tarifas
de pedágio em 16 praças – cinco delas serão construídas. Não há data definida
para o início da arrecadação, entretanto. As concessões terminaram em novembro
de 2021.

Os dois lotes, somados, possuem 1.231 quilômetros de extensão. As rodovias,
estaduais e federais, passam por cidades como Londrina, Cascavel e Ponta Grossa. Veja abaixo
mais detalhes sobre cada um dos lotes.

LOTE 3 DO PEDÁGIO

O lote inclui 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170,
PR-323, PR-445 e PR-090, dentro da Malha Norte. Os trechos fazem a ligação da
região norte do estado com a BR-277, até o Porto de Paranaguá, no litoral.

Concessionária CCR venceu disputa pelo Lote 3 do Sistema Integrado de
Rodovias do Paraná — Foto: Gabriel Rosa/AEN

Lista de cidades atendidas pelo trecho:

– Sertaneja
– Sertanópolis
– Londrina
– Cambé
– Ibiporã
– Tamarana
– Mauá da Serra
– Marilândia do Sul
– Califórnia
– Apucarana
– Arapongas
– Cambira
– Jandaia do Sul
– Mandaguari
– Ortigueira
– Imbaú
– Faxinal
– Tibagi
– Ipiranga
– Ponta Grossa
– Palmeira
– Balsa Nova

No valor de R$ 16 bilhões, estão previstas obras de duplicação de 132
quilômetros, construção de 25 quilômetros de faixas adicionais, 22 passarelas,
24 quilômetros de ciclovias e dois pontos de paradas para motoristas
profissionais.

A CCR/SA venceu a disputa pelo lote no dia 12 de dezembro de 2024. A proposta teve desconto de 26,6% na tarifa básica de pedágio.

No total, sete praças de pedágio irão atuar no lote 3, sendo que já existem as
de Sertaneja, Ortigueira, Imbaú, Tibagi e Palmeira. Serão construídas novas em
Mauá da Serra e Tamarana.

Em entrevista à RPC, Arrison Szesz, gerente de operações da concessionária,
explicou que as praças de Ortigueira e Imbaú já estão sendo reformadas, na
BR-376. O trabalho inclui revitalização das cabines, coberturas, sinalização e também do
asfalto.

LOTE 6 DO PEDÁGIO

Maior do novo modelo de pedágio, são 662 quilômetros das rodovias BR-163,
BR-277, e PR-158, PR-180, PR-182, PR- 280 e PR-483. As concessões são
consideradas estratégicas, uma vez que formam um corredor que liga a fronteira
do Brasil com Paraguai e Argentina, no oeste do estado, ao Porto de Paranaguá,
no litoral do Paraná.

Lote 6 do pedágio do Paraná vai a leilão nesta quinta (12); confira a
lista de cidades do trecho — Foto: Agência Nacional de Transportes
Terrestres/ANTT

Lista de cidades atendidas pelo trecho:

– Guarapuava
– Cantagalo
– Virmond
– Diamante do Sul
– Nova Laranjeiras
– Guaraniaçu
– Ibema
– Campo Bonito
– Catanduvas
– Santa Tereza do Oeste
– Céu Azul
– Santa Lúcia
– Capitão Leônidas Marques
– Realeza
– Francisco Beltrão
– Manfrinópolis
– Marmeleiro
– Renascença
– Vitorino
– Matelândia
– Medianeira
– Santa Terezinha de Itaipu
– Foz do Iguaçu
– Lindoeste
– Prudentópolis
– Candói
– Laranjeiras do Sul
– Cascavel
– Céu Azul
– São Miguel do Iguaçu
– Ampére
– Pato Branco

Os R$ 20 bilhões em obras incluem 462 quilômetros de duplicações; implantação de
31 quilômetros de faixas adicionais; 87 quilômetros de vias marginais; 13
quilômetros de contornos; 38 passarelas; 14 passagens de fauna; três pontos de
parada e descanso; 21 quilômetros de iluminação na serra.

O Grupo EPR venceu o leilão pelo lote 6 das rodovias no dia 19 de dezembro de 2024.

No total, nove praças de pedágio estão no lote 6 em Lindoeste, Prudentópolis,
Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Ampére e
Pato Branco.

SITUAÇÃO DOS OUTROS LOTES

Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi
dividido em seis lotes, com rodovias estaduais e federais. Cada lote é leiloado
separadamente.

A responsável pelo lote 1 é a Via Araucária, com a concessão de 473 quilômetros.
Nos pacotes estão trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e
PR-427, localizadas nas regiões central, Campos Gerais e Curitiba. As tarifas
dos pedágios estão ativas desde março de 2024.

Já o lote 2, no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, está sob
responsabilidade do grupo EPR Litoral Pioneiro. Com mais de 600 quilômetros,
estão BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411,
PR-508, PR-804 e PR-855. Assim como o primeiro, as tarifas são cobradas desde
março de 2024, com novos valores definidos em março deste ano.

Os lotes 4 e 5 estão sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e devem ir
a leilão em 2025.

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