Contribuinte aparecidense já pode emitir boletos do IPTU/ITU para pagamento

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, disponibiliza a partir desta quarta-feira, 25, os boletos para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) e Imposto Territorial Urbano (ITU) referente ao exercício de 2023.

Assim como nos outros anos, o contribuinte que optar pelo pagamento dos tributos à vista, terá desconto de 15%. Já o pagamento parcelado pode ser feito em 10 vezes no boleto ou no cartão de crédito com acréscimos da operadora. Todas as opções de pagamento estão disponíveis para serem emitidas pelo próprio contribuinte no site: www.aparecida.go.gov.br. Para acesso, basta ir direto na barra Serviços ao Cidadão ou à Empresas (no lado superior direito do site) e depois Débito para gerar o boleto.

A prefeitura vai enviar pelos Correios o carnê do IPTU para proprietários de imóveis edificados, antes do vencimento da parcela única e da primeira parcela que será no dia 31 de março. Pelo carnê o contribuinte terá a opção de pagar o imposto nas duas formas, à vista ou parcelada.

As guias também podem ser retiradas presencialmente em uma das 10 agências de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), espalhadas pela cidade. As unidades ficam à disposição do contribuinte para prestar orientações, negociações de débitos e emitir guias para pagamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Não há obrigatoriedade de agendamento prévio, mas, caso o contribuinte prefira não correr risco de enfrentar fila, o agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura.

Os tributos foram lançados para aproximadamente 270 mil imóveis, sendo que cerca de 60% destes correspondem ao IPTU, conforme dados da Secretaria da Fazenda. Os valores venais dos imóveis foram atualizados monetariamente no percentual de 5,90%, correspondente à inflação do período de dezembro de 2021 a novembro de 2022, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA).

O secretário da Fazenda de Aparecida, André Luis Rosa, ressalta que os tributos são fontes de receita do município de Aparecida. “Todo valor arrecado desses impostos é utilizado para investimentos na cidade. Seja na saúde, educação, limpeza urbana, infraestrutura, enfim, é a principal receita própria da Prefeitura, assegurado pela Constituição, para dar manutenção e melhorias para o município como a implantação de asfalto, construção de praças, dentre outros serviços públicos.”, destacou ele.

Isenção IPTU/ITU 2023

Os proprietários de imóveis de Aparecida que são aposentados, pensionistas e amparados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), que atenderem a determinados critérios estabelecidos, terão isenção do pagamento do IPTU/ITU. Para ser contemplado com o benefício, esse contribuinte precisa atender aos seguintes critérios: possuir apenas um imóvel, o imóvel deverá ser destinado a sua residência, a área do terreno deverá ser igual ou inferior a 500 metros quadrados (m²), a área construída deverá ser igual ou inferior a 120 m² e a renda familiar mensal não poderá ultrapassar dois salários mínimos vigentes na data do protocolo. A data para requerer a isenção é de até 31 de março.

Atendimento

Confira os locais de atendimento presencial caso o contribuinte tenha alguma dúvida:

SAC CIDADE ADMINISTRATIVA
Rua Gervásio Pinheiro, APM, Térreo – Residencial Solar Central Park – Térreo CEP: 74.968-500
Telefone: 3238-7202
Horário de Funcionamento: 08h às 17h

SAC CENTRO
Rua João Batista de Toledo, nº 16 – Centro de Aparecida
Telefone: 3545-5955
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC VEIGA JARDIM
Avenida Desembargador Eládio de Amorim APM , Lote 07 – Parque Veiga Jardim
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC POLO EMPRESARIAL GOIÁS
Rua 01 esquinas c/eixo primário Qd.03 lt. 013 e 014 – Polo Empresarial – Telefone: (62)99292-1922
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC PARQUE FLAMBOYANT
Praça CEU – Parque Flamboyant – Telefone: 3545-4700
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC CIDADE LIVRE
Av. Independência Qd. 02 Lt. 03 – Cidade Livre – Telefone: 3283-8076
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC VILA BRASILIA
Av. São Paulo Qd. 42 Lt. 14 – sala 01 – Jardim das Esmeraldas – Aparecida de Goiânia – Telefone: 3545-5802
Horário de Atendimento: 08h às 17h

VAPT-VUPT Garavelo Shopping
Avenida Igualdade
Horário de Atendimento: 08h às 17h

VAPT-VUPT Admar Otto – Buriti Shopping
Av. Rio Verde quadras 102 lote A– Vila São Tomás – Telefone: 3545-5840
Horário de Atendimento: 08h às 17h

VAPT-VUPT Araguaia Shopping
Rua 44 nº 399 Setor Ferroviário – Telefone: 3225-5559
Horário de Atendimento: 08h às 17h

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp