Contribuinte aparecidense já pode emitir boletos do IPTU/ITU para pagamento

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, disponibiliza a partir desta quarta-feira, 25, os boletos para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) e Imposto Territorial Urbano (ITU) referente ao exercício de 2023.

Assim como nos outros anos, o contribuinte que optar pelo pagamento dos tributos à vista, terá desconto de 15%. Já o pagamento parcelado pode ser feito em 10 vezes no boleto ou no cartão de crédito com acréscimos da operadora. Todas as opções de pagamento estão disponíveis para serem emitidas pelo próprio contribuinte no site: www.aparecida.go.gov.br. Para acesso, basta ir direto na barra Serviços ao Cidadão ou à Empresas (no lado superior direito do site) e depois Débito para gerar o boleto.

A prefeitura vai enviar pelos Correios o carnê do IPTU para proprietários de imóveis edificados, antes do vencimento da parcela única e da primeira parcela que será no dia 31 de março. Pelo carnê o contribuinte terá a opção de pagar o imposto nas duas formas, à vista ou parcelada.

As guias também podem ser retiradas presencialmente em uma das 10 agências de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), espalhadas pela cidade. As unidades ficam à disposição do contribuinte para prestar orientações, negociações de débitos e emitir guias para pagamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Não há obrigatoriedade de agendamento prévio, mas, caso o contribuinte prefira não correr risco de enfrentar fila, o agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura.

Os tributos foram lançados para aproximadamente 270 mil imóveis, sendo que cerca de 60% destes correspondem ao IPTU, conforme dados da Secretaria da Fazenda. Os valores venais dos imóveis foram atualizados monetariamente no percentual de 5,90%, correspondente à inflação do período de dezembro de 2021 a novembro de 2022, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA).

O secretário da Fazenda de Aparecida, André Luis Rosa, ressalta que os tributos são fontes de receita do município de Aparecida. “Todo valor arrecado desses impostos é utilizado para investimentos na cidade. Seja na saúde, educação, limpeza urbana, infraestrutura, enfim, é a principal receita própria da Prefeitura, assegurado pela Constituição, para dar manutenção e melhorias para o município como a implantação de asfalto, construção de praças, dentre outros serviços públicos.”, destacou ele.

Isenção IPTU/ITU 2023

Os proprietários de imóveis de Aparecida que são aposentados, pensionistas e amparados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), que atenderem a determinados critérios estabelecidos, terão isenção do pagamento do IPTU/ITU. Para ser contemplado com o benefício, esse contribuinte precisa atender aos seguintes critérios: possuir apenas um imóvel, o imóvel deverá ser destinado a sua residência, a área do terreno deverá ser igual ou inferior a 500 metros quadrados (m²), a área construída deverá ser igual ou inferior a 120 m² e a renda familiar mensal não poderá ultrapassar dois salários mínimos vigentes na data do protocolo. A data para requerer a isenção é de até 31 de março.

Atendimento

Confira os locais de atendimento presencial caso o contribuinte tenha alguma dúvida:

SAC CIDADE ADMINISTRATIVA
Rua Gervásio Pinheiro, APM, Térreo – Residencial Solar Central Park – Térreo CEP: 74.968-500
Telefone: 3238-7202
Horário de Funcionamento: 08h às 17h

SAC CENTRO
Rua João Batista de Toledo, nº 16 – Centro de Aparecida
Telefone: 3545-5955
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC VEIGA JARDIM
Avenida Desembargador Eládio de Amorim APM , Lote 07 – Parque Veiga Jardim
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC POLO EMPRESARIAL GOIÁS
Rua 01 esquinas c/eixo primário Qd.03 lt. 013 e 014 – Polo Empresarial – Telefone: (62)99292-1922
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC PARQUE FLAMBOYANT
Praça CEU – Parque Flamboyant – Telefone: 3545-4700
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC CIDADE LIVRE
Av. Independência Qd. 02 Lt. 03 – Cidade Livre – Telefone: 3283-8076
Horário de Atendimento: 08h às 17h

SAC VILA BRASILIA
Av. São Paulo Qd. 42 Lt. 14 – sala 01 – Jardim das Esmeraldas – Aparecida de Goiânia – Telefone: 3545-5802
Horário de Atendimento: 08h às 17h

VAPT-VUPT Garavelo Shopping
Avenida Igualdade
Horário de Atendimento: 08h às 17h

VAPT-VUPT Admar Otto – Buriti Shopping
Av. Rio Verde quadras 102 lote A– Vila São Tomás – Telefone: 3545-5840
Horário de Atendimento: 08h às 17h

VAPT-VUPT Araguaia Shopping
Rua 44 nº 399 Setor Ferroviário – Telefone: 3225-5559
Horário de Atendimento: 08h às 17h

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos