Press "Enter" to skip to content

“Cooperativismo nos ensina a levar desenvolvimento a todos”, diz Caiado

Última atualização 27/10/2023 | 09:18

A promoção do bem comum proposto pelo cooperativismo foi enaltecido pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quinta-feira, 26, em Goiânia. “O cooperativismo nos ensina a levar desenvolvimento a todos. Sua essência é a do espírito público, do colegiado, é de todos poderem trabalhar dentro de um sentimento de progredir na qualidade de vida da população”, destacou o governador.

O chefe do Executivo goiano recebeu a Comenda e Diploma do Mérito Cooperativo, durante as comemorações aos 67 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO) e de 24 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Goiás (SESCOOP/GO). A homenagem aconteceu na sede da OCB/GO.

Caiado ainda fez questão de enfatizar o vínculo com o segmento que, para ele, ajuda a superar desigualdades no mercado econômico. “Sem ele não teremos como contrapor o cartel, os oligopólios, as concentrações que, muitas vezes, dificultam a vida do cidadão”, defendeu. “A OCB hoje é uma entidade respeitada, com peso político, decisão e influência na economia do nosso país”, reconheceu.

Além de Caiado, foram agraciados com a comenda o senador Vanderlan Cardoso e o presidente do Sistema OCB nacional, Márcio Lopes de Freitas, que em discurso enfatizou a relação de apoio estabelecida com Caiado há pelo menos quatro décadas. “Nunca faltou com o cooperativismo”, ressaltou o presidente. “Posso dizer que vocês têm um grande governador leal à família cooperativista”, acrescentou.

“Vocês três vão ficar para a história do cooperativismo goiano”, afirmou o anfitrião e presidente da OCB/GO, Luis Roberto Pereira, ao salientar que esta é a primeira edição da honraria concedida pela instituição. A entidade foi criada como resposta ao surgimento das primeiras cooperativas em Goiás, ainda na década de 1940. “Nós hoje podemos apresentar uma instituição, um modelo econômico que responde por R$ 30 bilhões de faturamento ou seja 11% o PIB goiano”, detalhou.

Representativa do segmento, a instituição objetiva promover apoio técnico, acesso a mercado e fomento à inovação para as cooperativas. Atualmente, são 278 cooperativas registradas, 464 mil cooperados e 15 mil colaboradores. Já a SESCOOP/GO promove formação técnico-profissional de cooperados, empregados e dirigentes.

Cooperativismo em Goiás

Para o fortalecimento do cooperativismo, o Governo de Goiás lançou o Programa Coopera Goiás, que visa a partir de conexões com parceiros ofertar consultorias, palestras, acompanhamento de processos constitutivos e redes de apoio. Criado pela Secretaria da Retomada, o programa atende grupos e associações interessados em constituir cooperativas e trabalha pelo fortalecimento das cooperativas já existentes.

A iniciativa é realizada em conexão com a Secti, GoiásFomento, Juceg, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sistema OCB/GO, Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Sicoob e Sicredi.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) neste ano apontou que as cooperativas impactam quase 1,5 milhão de pessoas em Goiás, cerca de 1/5 da população do estado. Em 2022, eram contabilizadas 260 cooperativas em território goiano. Em 2023, já são quase 300 registradas na OCB/GO.

Em Goiás, são sete ramos de cooperativas: o agropecuário, que lidera com 82 cooperativas; seguido pelo transporte (50); saúde (44); crédito (32); trabalho, produção de bens e serviços (25); infraestrutura (15); e consumo, com 12 cooperativas.