Vinte novos ônibus irão renovar a frota de veículos da Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego), uma das concessionárias do transporte público coletivo de Goiânia e região metropolitana. Os veículos já se encontram nas instalações da cooperativa e entrarão em operação ainda neste mês, iniciando assim a renovação da frota da Rede Metropolitana de Transportes Coletivo (RMTC).
O valor total investido pela Cootego para aquisição dos novos veículos gira em torno de R$ 15 milhões, cujos recursos são de financiamento via BNDES e os bancos Volvo e Moneo. Os novos ônibus são das marcas Volvo e Volkswagen, ano 2022/2023, com carroceria Marcopolo e todos zero quilômetro. O modelo Volkswagen é o 17.260 OD, com potência de 268 cavalos e, o Volvo, modelo B270F, 270 cavalos.
Cada carro possui 34 assentos e capacidade para 48 pessoas em pé. Possuem tecnologia Geração 6, que deixa o veículo mais robusto, e inovação aero 5, que proporciona fácil manutenção. Os dispositivos de segurança são adequados e atendem às das normas da ABNT. Todos possuem câmeras de segurança interna.
Diretor presidente da Cootego, Rilvadar Gonçalves informa que os novos veículos irão atender aos passageiros que utilizam as linhas do Arco Norte e Leste de Goiânia, totalizando 73 linhas.
“Este investimento que realizamos neste momento na frota irá impactar, com toda a certeza, em uma melhor qualidade no serviço prestado e na vida do usuário, com mais conforto e rapidez”, avalia.
“Temos planos de investimentos para modernizar a frota total e atender mais usuários, de acordo com plano do órgão gestor, conforme previsto, uma renovação de toda a frota até o ano de 2025”, ressalta
A Cootego possui hoje um total de 103 veículos em operação, 250 cooperados e 78 funcionários. Em média, os veículos da concessionária atendem 40 mil usuários por dia em 73 linhas operantes.