COP30 em Belém: líderes mundiais confirmam presença, sem Trump, com príncipe William e autoridades estrangeiras

cop30-em-belem3A-lideres-mundiais-confirmam-presenca2C-sem-trump2C-com-principe-william-e-autoridades-estrangeiras

Sem o ex-presidente Trump e com a presença confirmada do príncipe William, a COP30 terá a participação de diversas autoridades estrangeiras de destaque. Entre os líderes já confirmados estão o presidente da França, Emmanuel Macron, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O Brasil sediará a COP30 em novembro, na cidade de Belém, capital do Pará. Além dos nomes já mencionados, outros representantes estrangeiros que estarão presentes são o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e o príncipe William, do Reino Unido. A presença do presidente Donald Trump dos Estados Unidos é improvável.

De acordo com Ana Tonni, CEO da COP30, cerca de 162 países estão credenciados para a conferência. O governo brasileiro informou que 87 países já têm hospedagem garantida em Belém, enquanto 90 estão em negociação devido aos altos preços para estadia.

Além de Macron e von der Leyen, outras autoridades confirmaram presença no evento, como António Costa, presidente do Conselho Europeu, e Jonas Gahr Støre, primeiro-ministro da Noruega. A cúpula de chefes de Estado da COP30 está marcada para os dias 6 e 7 de novembro.

A expectativa é de que os 196 países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) estejam presentes nas discussões da COP30, porém, o país anfitrião não anuncia oficialmente a presença das autoridades.

A presença de Donald Trump na COP30 é incerta desde a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris. Enquanto isso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou ter convidado Trump para participar do evento.

A China, como o segundo maior emissor do mundo, tem sua presença na COP30 muito aguardada, visto seu investimento em tecnologias e energia limpa. Além dos líderes mundiais, representantes como vice-presidentes e ministros também podem participar da conferência.

Com a participação de aproximadamente 150 líderes na COP21 em Paris e 120 na COP26 em Glasgow, a COP30 em Belém se aproxima e a expectativa é de um encontro significativo para reforçar as metas do Acordo de Paris. Durante a pré-COP em Brasília, a presença de 67 países indica que também estarão presentes na conferência em Belém, incluindo Angola, China, Alemanha e outros países importantes.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp