O Rio de Janeiro sediará, entre esta segunda-feira (3) e a próxima quarta (5), o Fórum de Líderes Locais da COP30. O encontro, voltado à agenda climática global que antecede a Conferência do Clima em Belém, reforça o papel da capital fluminense como referência em sustentabilidade urbana e no combate à poluição.
Entre os eventos, está o Breathe Cities que é um programa global que reúne grandes metrópoles comprometidas em reduzir a poluição do ar em 30% até 2030. Liderada pela C40 Cities e pela Clean Iar Fund, a iniciativa chega oficialmente ao Rio com o Festival Respira Rio, que traz ações de mobilidade limpa, monitoramento da qualidade do ar e incentivo ao transporte sustentável.
“Estamos construindo uma grande coalizão entre líderes locais e nacionais. Estar aqui é um grande momento e estamos com grande expectativa para a COP30, em Belém”, explicou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Mais de 300 especialistas internacionais em meio ambiente e representantes de Londres, Paris e Cidade do México participam do evento.
“A reunião dos prefeitos é importante porque estamos em ação todos os dias. Estamos construindo políticas com as cidades sobre clima, sociedade. Com as nossas ações descobrimos que o clima e as ações sociais são próximas”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
A prefeitura estima que cerca de 2 mil pessoas participem das atividades por dia.
“A reunião dos prefeitos é importante porque estamos em ação todos os dias. Estamos construindo políticas com as cidades sobre clima, sociedade. Com as nossas ações descobrimos que o clima e as ações sociais são próximas”, afirmou o prefeito do Rio.
Após as mesas, os organizadores produzirão um documento com prioridades climáticas das cidades que serão levados à COP30.
Com a agenda intensa e foco em soluções urbanas sustentáveis, o Rio se consolida como ponto de convergência das políticas climáticas locais antes da conferência de Belém, reforçando o papel das cidades na luta contra as mudanças climáticas.
Veja os vídeos que estão em alta no de




