Copa América Feminina 2025: Brasil e Colômbia no Grupo B para primeiros confrontos

Copa América feminina: confira os dois grupos da primeira fase

Sorteio define a divisão das dez seleções para os primeiros confrontos da competição continental de 2025. Brasil venceu a última edição do torneio, há dois anos, quando ainda era comandado por Pia Sundhage

Brasil vence a Colômbia e leva o título da Copa América Feminina

A Conmebol realizou, nesta quinta-feira, o sorteio para definir os confrontos da primeira fase da Copa América feminina. O Brasil ficou no Grupo B e enfrentará a Colômbia, além de outras três nações. A décima edição da competição será no ano que vem, no Equador, e a seleção brasileira vai em busca do nono título, sendo também a atual campeã.

Os dez países participantes foram separados em dois grupos, em que os três melhores desempenhos de cada conjunto avançam para as etapas de mata-mata. Os terceiros colocados disputam entre si, enquanto o primeiro do Grupo A enfrenta o segundo do Grupo B.

CONFIRA OS CONFRONTOS:

Grupo A

* Equador
* Argentina
* Chile
* Uruguai
* Peru

Grupo B

* Brasil
* Colômbia
* Paraguai
* Venezuela
* Bolívia

A Conmebol anunciou na quinta-feira a criação das eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina, que começarão no segundo semestre de 2025. Assim, a Copa América não será classificatória para o Mundial.

Por outro lado, a Copa América vale vaga para Jogos Pan-Americanos e para as Olimpíadas. Do terceiro ao quinto lugar vão para a edição de Lima 2027 da competição do continente americano. Vale lembrar que o Peru já está classificado por ser o anfitrião, portanto se ocupar uma de suas vagas também se classificará em sexto.

Os dois finalistas da Copa América garantem lugar para nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Em 2020, a Conmebol havia anunciado a intenção da Copa América ser disputada a cada dois anos e, por isso, a antecipação em um ano da disputa, que normalmente ocorre um ano antes do Mundial.

A seleção brasileira é a atual campeã e maior vencedora da competição. Em 2022, o Brasil decidiu a final contra a Colômbia, fora de casa, e Debinha marcou o único gol da partida. Além de também ter ganhado em 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp